Profissionais da música têm destaque na Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 25/11/2008 15h15, última modificação 22/06/2021 09h24

A Câmara de Curitiba realizou, na noite desta segunda-feira (24), sessão solene para homenagear com o Prêmio João Batista Gnoato profissionais da música que se destacaram durante o ano. Foram 14 agraciados, entre arranjadores, maestros, instrumentistas, cantores e DJs. O evento foi conduzido pelo primeiro vice-presidente do Legislativo, vereador Tito Zeglin (PDT). A data também marca o Dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos.
Ao fazer a saudação, a vereadora Julieta Reis (DEM) ressaltou que a música é uma das práticas mais antigas da humanidade e integra culturas. "Não se conhece nenhum povo que não a pratique”, afirmou, lembrando que a música possui várias funções e é capaz de integrar, emocionar, revolucionar, persuadir e proporcionar esperança. “É a expressão artística mais popular desde os tempos da pré-história”, concluiu.
Julieta Reis ainda falou sobre a vida do ex-vereador João Batista Gnoato, que dá nome ao prêmio, falecido em 2006, destacando o trabalho que desenvolveu como prefeito de Apucarana, procurador da Justiça, colaborador do jornal Gazeta do Povo, professor do Colégio Estadual do Paraná, vereador e presidente da Câmara de Curitiba, onde permaneceu de 1964 a 1981.
A professora Maria de Fátima Félix, do grupo Sopro de Vida, fez o discurso de agradecimento em nome dos homenageados, ressaltando o incentivo que o prêmio proporciona. Para ela, este reconhecimento colabora para que Curitiba venha a se tornar uma referência musical.
Durante a sessão, o coral Celebrai, da Igreja Presbiteriana do Brasil, na Vila Hauer, fez uma apresentação especial.
Prestigiaram o evento a secretária de Estado da Cultura, Vera Maria Haj Mussi; o presidente da Academia de Cultura de Curitiba, João Darci Ruggeri; Osni Fanini Silva, do Tribunal de Contas, e  os  vereadores, Élcio Pereira (PPS), Angelo Batista (PP) e Jair Cézar (PSDB),  entre outros.
Indicados
Receberam a honraria nesta solenidade a Banda Coração Nativo Polscy Muzykanci, atendendo indicação do vereador Tito Zeglin (PDT); 100 Censura Rock Band (Mario Celso – PSB), Banda Namastê (Jair Cézar – PSDB), Carlos Alberto Pinza Silva (Julieta Reis – DEM), Coral Shalom (Luizão Stellfeld – PCdoB), Diessika Regina Assunção (Manassés Oliveira – sem partido), Eduardo Marques Figueira (Angelo Batista – PP), Grupo Departamento do Samba (Élcio Pereira – PPS), Luiz Carlos Montibeller (Roberto Hinça – PDT), Maria de Fátima Felix, professora do Grupo Sopro de Vida (João Cláudio Derosso – PSDB), Milton de Chueri Karam (Paulo Salamuni – PV), Miriã Brasileiro Silva (Jorge Bernardi – PDT), Paulo Antônio Abrão (Felipe Braga Côrtes – PSDB) e Sergio Koch (Dona Lourdes – PSB).