Professores são homenageados na Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 06/12/2005 19h30, última modificação 07/06/2021 10h49
Aconteceu nesta segunda-feira (05), por iniciativa da vereadora Professora Josete (PT), sessão solene em homenagem aos 15 anos de fundação do Fórum Paranaense em Defesa da Escola Pública, Gratuita e Universal. O evento ocorreu no plenário da Câmara de Curitiba e teve início às 20h30.
Estavam presentes na solenidade o deputado federal Dr. Rosinha, o deputado estadual Tadeu Veneri, a coordenadora regional do Fórum Paranaense em Defesa da Escola Pública, Gratuita e Universal, Marlei Fernandes de Carvalho; o presidente da APP–Sindicato, José Lemos, e o primeiro-tenente Paulo Cezar Moreira.
“Cada um de nós tem uma história de vida que manifesta a coragem e a ousadia de lutar pela defesa intransigente da educação pública para todos com qualidade”, disse Josete em seu discurso de abertura. “Nestes 15 anos de existência, o Fórum congregou mais de 200 entidades representativas de trabalhadores em educação, administração pública e estudantes. O fórum sempre constituiu como espaço plural de discussão, evidenciando sua vocação política e pedagógica: o debate educa na medida em que possibilita a incorporação dos elementos centrais necessários à análise da realidade e à ação sobre ela”, completou a vereadora.
Durante a sessão, o Coral da APP–Sindicato se apresentou, cantando quatro músicas aos presentes. Célia Barbosa, diretora do coral, recebeu um arranjo de flores como homenagem. Em seguida, os demais homenageados receberam diploma das mãos dos vereadores André Passos e Professora Josete.
Marlei Fernandes de Carvalho discursou agradecendo a homenagem, em nome de todos os presentes, e comentou sobre a história, realidade e condições da educação paranaense e brasileira. “Lutamos pela educação pública de qualidade, pelo acesso à educação gratuita e ainda estamos muito longe do esperado. Essa luta é essencial na democratização, é um processo histórico que se desenvolve há 15 anos e, infelizmente, fica limitado dentro das próprias limitações”, afirmou a coordenadora do Fórum.
Homenageados
Receberam diploma de homenagem os professores Odilon Carlos Nunes, Tais Moura Tavares, Andréa do Rocio Caldas, Luiz Fernando Reis, Maria Dativa de Salles Gonçalves, Rose Meri Trojan, Isolde Andreata, Miguel Baez, Mareli Fernandes de Carvalho, além das entidades Sismmac e Sismmar.
“Embora o Sismmac e o Sismmar não tenham ocupado cargos de coordenação geral do fórum nestes 15 anos, a atuação destes sindicatos foi fundamental para a realização das sessões plenárias e especiais, assim como todas as atividades do fórum”, justificou a vereadora.