Professores aposentados têm trabalho reconhecido

por Assessoria Comunicação publicado 16/10/2007 16h15, última modificação 17/06/2021 11h46
“Curitiba tem o melhor ensino do Brasil porque tem também os melhores professores.” A afirmação é do presidente da Câmara de Curitiba, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), durante sessão solene em homenagem ao Dia do Professor, na noite desta segunda-feira (15). A data é comemorada anualmente em 15 de outubro. O título de Emérito Professor, criado em 1998, por iniciativa do ex-vereador e atual secretário do Governo Municipal, Rui Hara, em conjunto com Derosso, foi entregue a 68 professores que se aposentaram, em reconhecimento à dedicação e orientação aos alunos da rede municipal de ensino durante o exercício da profissão. “Ser professor vai muito além do conteúdo didático. É, acima de tudo, o compromisso com o futuro de milhares de crianças”, ressaltou o parlamentar, acrescentando que a “educação e cidadania caminham juntas e com elas a esperança e o espírito de solidariedade que aprendemos com nossos orientadores”.
O presidente também informou sobre propostas que garantiram avanços nos últimos anos no setor da educação, discutidas e aprovadas em plenário pelos vereadores. Entre elas, as que determinam gratificação de até 30 % para servidores que atuam nas escolas de difícil provimento e equiparação de salários dos professores das docências I e II. Derosso lembrou que Curitiba foi uma das primeiras cidades a estender aposentadoria a diretores, vice-diretores, pedagogos, suportes técnicos e coordenadores administrativos, além de instituir a Semana de Estudos Pedagógicos, que garante 20 horas de capacitação. “Nos últimos dois anos, foram investidos cerca de 70 milhões de reais apenas na construção, reforma e ampliação de creches. Em todo o setor, a ampliação de recursos foi de 27% do orçamento”, esclareceu.
A secretária municipal da Educação, Eleonora Fruet, destacou que o papel do professor é fundamental na transformação da sociedade e evolução da Nação. Enumerou avanços expressivos e investimentos da atual gestão, que melhoraram significativamente a qualidade do ensino público. Citou a criação da rede de bibliotecas municipais, implantação do Sistema Municipal de Ensino e, com maior destaque, o Conselho Municipal da Educação, discutido e aprovado pela Câmara.
Por entender que a homenagem incentiva e impulsiona o trabalho dos profissionais, a professora Denise do Rocio Sponholz agradeceu em nome de todos os agraciados. “Após tanta dedicação e conquistas por esses anos, tenho certeza que hoje, por ocasião desta comemoração, todos estamos rememorando nossa profissão com sentimento de dever cumprido e reconhecido”, disse. A professora afirmou, ainda, que “ser um verdadeiro professor é ajudar a formar cidadãos do bem, é reconhecer a intimidade de cada aluno, procurando extrair o que ele tem de melhor, e ajudá-lo a reformular o que tenha que ser repensado”, finalizou.
Presenças
A cerimônia, conduzida pelo presidente João Cláudio Derosso, foi prestigiada, além de Eleonora Fruet, pelo secretário do Governo Municipal, Rui Hara, major Leomir Matos de Souza, representando o tenente-coronel Anselmo José de Oliveira; Ana Luiza Suplicy Gonçalves, representando Fernanda Richa, e os vereadores Angelo Batista (PP), Julieta Reis (DEM), Tito Zeglin (PDT), Tico Kuzma (PSB), Serginho do Posto (PSDB) e Dona Lourdes (PSB).