Professoras lançam livro na Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 25/06/2009 17h00, última modificação 24/06/2021 09h47
O livro “Escolarização hospitalar – educação e saúde de mãos dadas para humanizar” foi lançado na noite desta quarta-feira (24), no Anexo II da Câmara de Curitiba. A publicação reúne textos de Cláudia Bueno, Sônia Martins, coordenadoras pedagógicas da educação infantil da rede privada; Janaína Cordeiro de Andrade e Maria Cecília Santos, professoras da rede pública, e de Marilze Radtze, funcionária da Polícia Militar.
A professora Cláudia, ao fazer a apresentação da obra, destacou a necessidade de oferecer ao estudante hospitalizado a oportunidade de ser assistido não só por profissionais de saúde, mas também por professores. “É preciso dar novo caminho à educação com inclusão e humanização para que crianças internadas não tenham trauma hospitalar”, argumentou. Já a professora Maria Cecília ressaltou que o objetivo da obra é “transformar idéias e conhecimentos em ações e atingir esferas sociais, integrando educação e saúde.”
Atendimento
O serviço na rede de escolarização hospitalar objetiva o atendimento educacional aos impossibilitados de frequentar a escola por causa do internamento hospitalar ou tratamento de saúde, permitindo a continuidade do processo de escolarização, inserção ou reinserção no ambiente escolar.
O vereador Tico Kuzma (PSB), autor da iniciativa do lançamento na Câmara, destacou que o livro mostra “a importância de ouvir, ver as pessoas e atendê-las de maneira harmônica.”
O evento teve apoio do presidente da Câmara, João Cláudio Derosso (PSDB), e participação dos vereadores Serginho do Posto (PSDB), Sabino Picolo (DEM), Professor Galdino (sem partido), entre outras autoridades.