Professoras aposentadas têm o reconhecimento

por Assessoria Comunicação publicado 17/10/2006 18h25, última modificação 14/06/2021 06h49
“Queremos homenagear os que se dedicam à mais sublime das profissões, que é a arte de ensinar e de ajudar a transformar pequenos seres humanos em cidadãos.” A declaração é do líder do prefeito na Câmara de Curitiba, vereador Rui Hara (PSDB), no discurso de saudação às professoras, durante a sessão solene de entrega do título “Emérito Professor”, realizada nesta segunda-feira (16), no plenário do Palácio Rio Branco, para agraciar as profissionais aposentadas da rede municipal de ensino.
A cerimônia, conduzida pelo presidente da Casa, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), foi prestigiada por autoridades, familiares e amigos das homenageadas.
Durante a saudação, Hara discorreu sobre a importância do trabalho da categoria, destacando os sentimentos de carinho, paciência e compreensão das mestras com seus alunos, ressaltando que as professoras norteiam a conduta deles na vida adulta. “Sempre acreditei que ser educador é uma arte sublime, uma missão”, disse o vereador, acrescentando, ainda, que no Japão a classe é muito respeitada, uma vez que o imperador se curva somente diante das professoras.
Cidadania
Segundo Hara, a educação é o caminho mais curto para a cidadania e permite a criação da sociedade com maior crescimento, maior renda e menos pobreza. Finalizando, o parlamentar agradeceu a Prefeitura de Curitiba pelo projetos que têm apresentado visando a melhoria da qualidade de ensino, a democratização do acesso aos bancos escolares e a valorização dos professores.
“Queremos agradecer a Câmara e a Prefeitura de Curitiba o recebimento desse título, que muito nos honra e reconhece nosso trabalho”, disse a professora Rosângela Porciúncula, ao falar em nome de todos os homenageados. Ela ressaltou que a educação é o caminho da evolução social de um país e que os mestres exercem sua profissão com paciência e doação. “Semeamos flores e colhemos luz”, finalizou.
Também a secretária municipal da Educação, Eleonora Fruet, usou a tribuna para agradecer ao presidente da Câmara, João Cláudio Derosso, e aos demais vereadores presentes a oportunidade do momento de emoção, consagramento e reencontro. Falou que, atualmente, a rede conta com 7.500 profissionais, 168 escolas municipais, 154 centros de educação infantil e 140 mil alunos. A secretária destacou que o único bem que não se pode tirar de uma pessoa é o conhecimento. “Desejo sucesso na nova trajetória da vida de cada uma de vocês”, finalizou.
Homenageadas
Receberam a honraria as professoras Ana Maria Grassi Dittert de Lara, Ana Maria Szeremeta Pereira, Anais Potier Peixoto, Angela Eni Bertoli, Arlete Zagonel Serafini, Augusta de Oliveira, Célia Maria Olinisky Belle, Denise Ercole, Denise Mathias Delattre, Eliane Regina Figueiredo Lima, Fátima Sirlei Espozito Zanlorenzi, Iracema Cristina Urbanetz de Assis Paulin, Irene Neuzi Schmitz, Ivone do Rocio Jaremicki Boribello, Jussara Maria Staben Passos, Lenira Pacheco Novicki, Lisete Ferreira Dambroski, Lorena Smaniotto Cury, Mara Cecília Klinguelfus Winagraski, Mara Lúcia Trevisan Ribeiro, Mara Selma Pereira, Marcia Regina Guerreiro Castelan, Maria de Fátima Lazzari de Freitas, Maria Eunice Ganzert, Maria Inez Svistalski, Maria José de Rezende, Maria Regina de Carvalho Fontes, Maria Teresa da Costa Coimbra.
Lista
Completam a lista de homenageadas as professoras Maria Teresinha de Cristo Segantini, Marilene Vedolin, Neide Cezário, Olga Maria Monastier Kleina, Rosane Contador de Mendonça, Rosângela Porciúncula, Rose Marie de Maso, Silda Jocobsen Freitas, Soeli do Rocio Raimundo de Moraes, Sonia Franco Richter, Tania Maria Martins, Vera Lúcia Rodrigues de Moraes Storer, Zilia Maria Liska, Lilian Terezinha Muller Sabóia, Maria Lúcia Szpylka Cavassin, Marisa Domingues França, Mary da Graça Calixto Bartsch e Sonia Regina Lazzarotto.