Professora da UFPR receberá homenagem póstuma em Curitiba

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 02/10/2024 12h25, última modificação 02/10/2024 13h28
Professora Zélia Milléo Pavão deve dar nome a escola no bairro Seminário, em Curitiba.
Professora da UFPR receberá homenagem póstuma em Curitiba

Zélia Milléo Pavão foi a primeira mulher a dirigir um setor da UFPR. (Foto: Divulgação/UFPR)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou, nesta quarta-feira (2), os dois projetos de lei que constavam na pauta para a votação em primeiro turno. Uma das propostas concede homenagem póstuma à professora aposentada Zélia Milléo Pavão, a primeira mulher a dirigir o Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A ideia é dar o nome de Zélia Milléo Pavão à escola municipal localizada na rua Major Heitor Guimarães, nº 174, no bairro Seminário. A justificativa da proposição destaca que ela foi “a primeira mulher a assumir o cargo de direção de um setor na UFPR, entre os anos de 1972 e 1981”.

Além disso, a homenageada foi coordenadora do Departamento de Estatística da UFPR e lecionou na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), formando “valorosos docentes e pesquisadores em Educação”. Natural da Lapa (PR), faleceu em julho de 2021, aos 93 anos de idade, por complicações da covid-19.

Com 28 votos positivos na análise em primeiro turno, a proposta de lei retorna à pauta na sessão da próxima segunda (7), para a confirmação pelo plenário (008.00007.2024). Encabeçada por Tico Kuzma (PSD), a proposta tem a coautoria de mais 14 vereadores: Beto Moraes (PSD), Bruno Pessuti (Pode), Herivelto Oliveira (Cidadania), Hernani (Republicanos), Jornalista Márcio Barros (PSD), Leonidas Dias (Pode), Mauro Bobato (PP), Oscalino do Povo (PP), Pastor Marciano Alves (Republicanos), Pier Petruzziello (PP), Rodrigo Reis (PL), Sargento Tânia Guerreiro (Pode), Serginho do Posto (PSD) e Sidnei Toaldo (PRD). 

No debate da homenagem, Kuzma reforçou o pioneirismo de Zélia Milléo Pavão e “o impacto que sua vida teve na educação do Paraná”. Sua mãe, relatou o autor, foi a primeira mulher a ser vereadora da Lapa. “A escola [que receberá o nome da professora] já atua em nossa cidade, com oito turmas integrais, sendo cinco de pré-escola e três de primeiros anos”, explicou.

A votação foi acompanhada por Zélia Pavão e Rosi Milléo, respectivamente filha e irmã da homenageada.

Declaração de Utilidade Pública à Associação Projeto Archimedes 

A Câmara de Curitiba também aprovou, de forma unânime, em primeiro turno, com 27 “sim”, projeto de lei para conceder a Declaração de Utilidade Pública Municipal à Associação Projeto Archimedes - Escola de Jiu-Jitsu (014.00052.2023). O autor, Beto Moraes, ressaltou o trabalho desenvolvido pela entidade, “já há 3 anos, numa sede no sitio Cercado”.

Restrições eleitorais