Professora dá nome à escola na Cachimba

por Assessoria Comunicação publicado 16/12/2004 00h00, última modificação 17/05/2021 18h16
A escola municipal da Cachimba passará a se chamar Professora Joana Raksa. O projeto autorizando a denominação foi aprovado nesta semana, no plenário da Câmara de Curitiba. A medida atende proposta dos vereadores João Cláudio Derosso (PSDB), presidente da Casa, e Geraldo Bobato (PFL).
Joana Raksa nasceu em maio de 1953, em Araucária. Estudou no Colégio Júlio Chimanski, onde cursou Contabilidade, e, anos depois, Magistério, através do Projeto Logus. Casou-se com Nelson Raksa, em 1971, filho de tradicional família da Cachimba, passando a morar naquele bairro. O casal teve duas filhas, Sheila Denise e Rosiley, que vivem na Cachimba até hoje .
Magistério
A educadora iniciou sua carreira no serviço público em 1976, como regente de classe na Escola Estadual Professora Maria Gai Grendel, na Cachimba, lecionando para as classes de alfabetização. Com garra e amor à profissão, Joana e outras professoras que ainda residem no bairro, como Iracema Irene Raksa e Elsa Nichele, tinham que se desdobrar entre ensino, a limpeza, conservação da escola e a merenda dos alunos.
Muitos moradores do bairro, hoje graduados em universidades, foram alunos da professora Joana Raksa, que faleceu, prematuramente, em 1991, aos 38 anos.