Professora Angela: “nosso lado é o da classe trabalhadora”

por Nicole Thessing*, especial para a CMC | Revisão: Brunno Sant'Ana — publicado 13/02/2024 07h10, última modificação 12/12/2024 12h43
Primeira vereadora eleita pelo PSOL, Professora Angela tem educação, direito à cidade e apoio à cultura popular como suas bandeiras.
Professora Angela: “nosso lado é o da classe trabalhadora”

Professora Angela falou sobre sua trajetória até a Câmara de Curitiba, suas bandeiras e seus projetos para Curitiba. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Primeira vereadora eleita pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) na história da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Professora Angela ficou conhecida pela foto do repórter fotográfico Daniel Castellano, em que aparece correndo do Batalhão de Choque da Polícia Militar, no Centro Cívico, em Curitiba. Ela fazia parte dos servidores que protestavam em frente à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), no dia 29 de abril de 2015, contra as mudanças na previdência estadual.

“Daquele momento em diante, eu vi que eu precisava me organizar num partido”, contou ao Você Me Representa a professora, que, após o confronto, saiu candidata a vereadora já em 2016. “Foi a primeira vez que o PSOL atingiu o coeficiente mínimo”, lembrou a parlamentar, que relatou ter recebido conselhos para procurar um partido com maior viabilidade eleitoral. “Mas eu achava que eu tinha que estar na construção desse partido, que ele tinha que ser uma viabilidade eleitoral não só para mim”, pontuou. 

“E uma das coisas que me orgulha é, justamente, saber que eu faço parte dessa construção. Tanto é que foi a primeira vez que o PSOL elegeu um candidato aqui em Curitiba”, comemora Angela, que acaba de assumir seu primeiro mandato no Legislativo, com o aval de 6.294 eleitores. Professora da rede pública estadual do Paraná há mais de 25 anos e educadora no movimento social de educação popular Rede Emancipa, ela diz que seu olhar continuará voltado para a educação. “Eu vou sair da escola, mas a escola não vai sair de mim”, declara. 

Outra bandeira abraçada pela vereadora é o direito à cidade, pauta que está relacionada à mobilidade urbana, ao transporte coletivo, ao direito das minorias e da periferia. O tema passa, explica, pela luta por uma tarifa zero do transporte público. “Tem pessoas que têm comprometido o seu trabalho, o seu estudo, justamente pelo preço da nossa passagem”, lamenta. “Nós temos lado e o nosso lado é o da classe trabalhadora, é do lado dos que mais precisam dos serviços públicos”, garantiu a parlamentar. 

A professora ainda menciona o apoio aos movimentos populares da cidade. “Nas periferias, tem batalhas de rima, de slang, tem grafite, um universo de coisas que não são valorizadas, que, muitas vezes, não chega no centro”, apontou. “É uma cultura pulsante, pungente, e que precisa ser valorizada, incentivada e apoiada, inclusive, financeiramente, para que elas existam, para que elas resistam”, afirma a vereadora, a qual conta que as pessoas militantes e apoiadora de seu mandato são seu porto seguro: “são elas que me dão força”. “A minha intenção é que o meu mandato seja um megafone dessas lutas.”

>> Quer saber mais sobre a entrevista? Assista ao episódio completo do Você Me Representa:

 

Você Me Representa: conheça os novos vereadores de Curitiba

O Você Me Representa é um dos programas do CMC Podcasts, da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Em sua segunda temporada, a jornalista Patricia Tressoldi, diretora de Comunicação da CMC, apresenta à população os 38 vereadores eleitos para a 19ª legislatura (2025-2028). Nas entrevistas, os novos parlamentares falam sobre sua trajetória de vida, pautas defendidas e prospecções de como serão seus mandatos, com propostas que pretendem aprovar para a cidade.

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato
Revisão: Brunno Sant'Ana