Professor Sebastião do Amaral Machado é cidadão honorário de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 11/06/2015 15h20, última modificação 01/10/2021 07h06

Na noite desta quarta-feira (10), a Câmara Municipal de Curitiba concedeu o título de cidadão honorário de Curitiba ao professor Sebastião do Amaral Machado. A iniciativa partiu do vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB) e a cerimônia foi conduzida pelo vereador Paulo Salamuni (PV), líder do prefeito na Câmara.

Braga Côrtes lembrou que o professor Sebastião do Amaral Machado nasceu na cidade de Barbacena no estado de Minas Gerais no dia 1º. de julho de 1939. Na década de 1960, o pesquisador se mudou para o Paraná, onde se formou em engenharia florestal pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). “Em sua carreira acadêmica, o professor Sebastião concluiu dois pós-doutorados, um na Alemanha e outro nos Estados Unidos, tendo sido o autor de mais de 365 publicações em revistas científicas”, destacou.

Machado contribuiu na formação de mais de 150 alunos de graduação, 155 alunos de pós-graduação e, também, participou de 150 bancas examinadoras de profissionais em atuação no Brasil e no exterior. Hoje, o homenageado desenvolve atividades como consultor da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná. Além disso, Sebastião foi o primeiro presidente da Associação Paranaense de Engenheiros Florestais (APEF) e o primeiro tesoureiro da Sociedade Brasileira de Engenheiros Florestais (SBEF).

“O carinho que demonstra pelo ensino se reflete e se propaga. Alunos e ex-alunos, colegas e amigos, enfim, todos que hoje estão aqui vieram para demonstrar a admiração e carinho que sentem em relação ao homenageado”, afirmou Braga Côrtes. O parlamentar concluiu seu discurso dizendo: “o tempo pode passar, os rumos podem mudar, mas a sabedoria e o exemplo de um bom mestre sempre nos inspirará”, concluiu Braga Côrtes.

O professor Sebastião agradeceu ao vereador Felipe e à Câmara pela homenagem. “Quem nasceu na zona rural de um pequeno distrito de uma cidade mineira jamais poderia imaginar que um dia receberia tamanha honraria de uma das cidades mais importantes, admiradas, pujantes e progressistas do Brasil”, agradeceu o professor. O homenageado ainda frisou o fato de que ninguém escolhe seu lugar de nascença, mas é possível escolher o lugar onde se quer passar a vida, e ele optou por Curitiba.

Para Salamuni, ao homenagear uma figura como a do professor Sebastião do Amaral Machado, a Câmara cumpre seu papel enquanto caixa de ressonância da sociedade curitibana. “A homenagem está em acordo como interesse público, na medida em que valoriza um profissional da mais alta competência e um ser humano excepcional”, disse.

As seguintes autoridades compareceram ao evento: Amadeu Bona Filho e Nivaldo Eduardo Rizzi, respectivamente diretor e vice do setor de Ciências Agrárias da UFPR; Manfred Theodor Schimid, professor do mesmo setor da UFPR e Graciela Inês Bolzon de Muniz, coordenadora de pesquisa e desenvolvimento de ciência e tecnologia da UFPR; J. H. Pedrosa-Macedo, presidente do Instituto Cultural Brasileiro-Germânico de Curitiba; da Câmara Municipal de Guaratuba compareceram os seguintes vereadores:  Fábio Luiz Chaves (PTB), 2º. Secretário; Raul Chaves (PMDB); Sérgio Braga (Pros), 1º. Secretário, Juarez Serafin Temóteo (DEM) e Laudi Carlos de Santi (PT).