Professor recebe título de cidadania

por Assessoria Comunicação publicado 26/10/2006 15h45, última modificação 14/06/2021 07h08
A Câmara de Curitiba promoveu, na noite desta quarta-feira (25), sessão solene para entrega do título de Cidadão Honorário ao professor Sérgio Gonçalves Lima, natural do Rio de Janeiro. Atendendo proposta do presidente do Legislativo, João Cláudio Derosso (PSDB), e do ex-vereador Jônatas Pirkiel, a cerimônia foi presidida pela 4ª secretária da Mesa, vereadora Julieta Reis (PSB).
O ex prefeito Cassio Taniguchi, eleito deputado federal e presidente do Instituto Tancredo Neves no Paraná, compareceu à solenidade, fazendo par com Jônatas Pirkiel na entrega do título, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo homenageado na formação do caráter, cidadania e qualificação profissional da juventude de Curitiba e do Estado.
Carreira
O homenageado é formado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná, com especialização na Faculdade de Administração e Economia (FAE), e pós-graduação em Relações Internacionais e Direito do Trabalho. É técnico no setor de educação ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, suplente do Conselho Estadual de Educação e vice-presidente da Comissão de Encargos Educacionais. Professor de Ciências Físicas e Biológicas, é também tesoureiro da Associação de Biólogos do Estado do Paraná e vice-presidente da Federação dos Trabalhadores em Educação da Região Sul.
Atualmente, preside a Federação dos Trabalhadores em Educação no Estado do Paraná (Fetepar) e o Sindicato dos Professores do Estado do Paraná (Sinpropar). Ainda dirige o Instituto Araucária (Inar) e é diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação e Cultura e membro dos conselhos municipais do Emprego e Relações do Trabalho, de Segurança Alimentar e da Saúde, em Curitiba.
Na saudação, Pirkiel ressaltou a “carreira de sucesso baseada na contribuição para a melhoria de vida de seus semelhantes e no emprego da criatividade e inteligência para vencer desafios”. O ex-vereador também enalteceu as qualidades do professor, “cuja inspiração na bondade renova dia-a-dia o propósito de bem servir”.