Professor Hugo Meza Pinto recebe cidadania honorária de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 28/06/2016 11h40, última modificação 07/10/2021 09h50

Em sessão solene realizada na noite desta segunda-feira (27), a Câmara Municipal entregou ao economista e professor universitário Hugo Eduardo Meza Pinto, diretor-geral das Faculdades Integradas Santa Cruz, o título de cidadão honorário de Curitiba. A iniciativa da homenagem foi do vereador Tico Kuzma (Pros). A cerimônia foi conduzida pelo vereador Ailton Araújo (PSC), presidente da Câmara, e também teve a presença dos vereadores Julieta Reis (DEM) e Pedro Paulo (PDT).

De acordo com Kuzma, Hugo Eduardo Meza Pinto nasceu em Ayacucho, no Peru, em 10 de junho de 1971 e é naturalizado brasileiro. “Já na juventude escolheu o Brasil como sua casa cultural. Um lugar para constituir família, desenvolver carreira e promover a vivência franca da economia como disciplina acadêmica e experiência humana”, lembrou Kuzma.

O homenageado, de acordo com o vereador, possui graduação em ciências econômicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em 1993; mestrado em desenvolvimento econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1999; e doutorado em integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (USP), em 2007. “Há 15 anos, Hugo Meza tem se empenhado em formar economistas e cidadãos capazes de compreender a magna abrangência do pensamento econômico”, disse Tico Kuzma.

Casado com Maria Lucia Figueiredo, conhecida como professora Lucinha, Meza Pinto teve três filhos: Vitor Hugo, Eduardo Matheus e Henrique Arturo. “Se o professor já era um curitibano de coração, a partir de hoje, será também um curitibano por adoção legal”, concluiu Kuzma.

Agradecimento
Em seu agradecimento Hugo Eduardo Meza Pinto lembrou que antes de vir ao Brasil, esteve nas selvas peruanas, onde conheceu pessoas em condição de extrema miséria. Tal experiência, associada ao tempo em que viveu no Rio de Janeiro, reforçaram a certeza de que a educação é a resposta fundamental. Nos anos 1990, ele ingressou no mestrado da Universidade Federal do Paraná.

“Cheguei desconfiado à Curitiba, mas constatei que a cidade ofertava uma qualidade de vida muito alta. Curitibanos não são frios”. Ele lembrou que nessa mesma época teve a oportunidade de se tornar professor nas Faculdades Santa Cruz. “Sou muito grato e sempre serei”.

Para Hugo Meza, “lecionar é um ato de amor, no sentido de dar o melhor de si para ensinar alguém, e é também um ato de fé, pois depende de se acreditar que a educação pode mudar vidas. O verdadeiro professor é o que se esforça para superar realidades adversas”.

A cerimônia também teve a presença de José Antonio Soares, diretor da Mantenedora das Faculdades Santa Cruz; Carlos Eduardo Munhoz Furtado, diretor da Mantenedora das Faculdades Santa Cruz; Claudio Turim, presidente da Associação Comercial do Capão Raso; Ademar Pereira, do Sindicato das Escolas Particulares do Paraná; e o músico Andrin Luiz Cardoso de Lima.