Professor é o novo cidadão curitibano

por Assessoria Comunicação publicado 04/09/2006 17h45, última modificação 11/06/2021 08h13
O professor Lando Rogério Kroetz recebeu o título de Cidadão Honorário na Câmara de Curitiba, na noite de sexta-feira (1º). A solenidade, proposta pelo vereador Aldemir Manfron (PP), foi conduzida pelo primeiro vice-presidente da Casa, vereador Jair Cézar (PTB), e prestigiada por autoridades, familiares, alunos e convidados.
“Nossa comunidade aprendeu a amar o amigo Lando como membro de sua casa. Ele tem sempre uma palavra amiga para quem o procura”, disse Manfron em seu discurso de saudação. O parlamentar discorreu sobre a vida do homenageado, que nasceu em Porto União (SC) e foi diácono permanente da Diocese de Caçador, Paróquia de Porto União. Chegou em Curitiba em 1974 e fez pós-graduação em História Econômica no Departamento de História da Universidade Federal do Paraná. É mestre em História pela UFPR, pós-graduado em História Econômica pela Universidade São Paulo e também doutor em História. Exerceu atividades políticas, sendo vereador por duas legislaturas na Câmara de Porto União.
Evangelização
“Humilde e cristão, o amigo Lando sempre tem ajudando crianças, jovens e idosos na busca de seu interior, na orientação de novos casais que procuram a bênção divina para sua união e, também, para as famílias que perdem seu entes ”, ressaltou o parlamentar, ao comentar o trabalho desenvolvido por Kroetz, como diácono.
“Confesso que me sinto embaraçado com essa honraria. Quero compartilhar esse momento com aqueles que me ensinaram que a alegria da vida é fazer o bem e me fizeram ver que o limite da coragem é correr riscos apesar de algumas frustrações”, disse o professor, em seu agradecimento. Kroetz afirmou que é filho de imigrantes e é muito grato a essa terra que tão bem recebeu seus pais. Saudou os familiares e amigos que vieram de outras cidades para prestigiá-lo e, em especial, ao vereador Manfron, que propôs a homenagem. “Agora não sou mais um forasteiro, um migrante, sou cidadão participante dessa cidade que sustenta minha felicidade pelos tantos amigos que aqui fiz”, concluiu.
Presenças
Prestigiaram o evento o deputado federal Gustavo Fruet, o padre da Igreja Nossa Senhora da Conceição – Butiatuvinha, Adriano Olivério Monteiro Pinto, e, representando a Ordem dos Advogados do Brasil, Carlos Eduardo Manfredini Hapner, entre outras personalidades.