Prof. Sebastião Machado é cidadão honorário de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 16/03/2015 14h00, última modificação 29/09/2021 09h14

Em votação unânime, nesta segunda-feira (16), os vereadores de Curitiba concordaram em tornar o professor sênior da UFPR Sebastião do Amaral Machado cidadão honorário da cidade (006.00015.2014). A iniciativa é do vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB) e homenageia o pesquisador, que aos 75 anos de idade, com dois PhDs no exterior, é consultor da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná.

Nascido em 1º de julho de 1939, na cidade de Barbacena (MG), Sebastião Machado mudou-se para o Paraná na década de 1960, onde concluiu a graduação em Engenharia Florestal na UFPR. “Na sua carreira acadêmica de sucesso, fez dois pós-doutorados, um na Alemanha e outro nos Estados Unidos. É autor de mais de 365 publicações em revistas científicas”, destacou Felipe Braga Côrtes.

O homenageado foi o primeiro presidente da Associação Paranaense de Engenheiros Florestais do Paraná (Apef) e o primeiro tesoureiro da Sociedade Brasileira de Engenheiros Florestais (Sbef) – em ambos os casos, participando ativamente da fundação dessas entidades.

“Além disso, o professor Sebastião Machado já orientou 155 estudantes de pós-graduação e participou de 150 bancas examinadoras, participando da formação de vários profissionais em atuação hoje no Brasil”, relatou Braga Côrtes. O projeto que concede a titulação será votado novamente nesta terça-feira (17), em segundo turno.