Pró-Metrópole e Câmara de Curitiba debaterão integração metropolitana

por Assessoria Comunicação publicado 27/06/2019 12h00, última modificação 08/11/2021 08h37

No segundo semestre, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) trará o debate sobre a integração metropolitana da capital para dentro do Legislativo. O assunto foi discutido nesta quinta-feira (27) entre o presidente da CMC, Sabino Picolo (DEM), e o coordenador de relações institucionais do Pró-Metrópole (Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba), Alexandre Schlegel. Também participaram da reunião Reginaldo Reinert e Marcelo Ferraz, coordenadores do grupo de trabalho estruturante de integração regional do Pró-Metrópole.

A cooperação começará com a realização de uma Tribuna Livre, quando representantes da sociedade civil têm espaço, durante uma sessão plenária, para expor temas de interesse público aos vereadores da capital do Paraná. A Tribuna foi agendada para 18 de setembro. “O Pró-Metrópole é uma plataforma política, mas que não é partidária, na qual é viabilizada a troca de informações [entre os município da Grande Curitiba]”, contextualizou Schlegel.

“Queremos mostrar [aos vereadores] os dados que o Pró-Metrópole tem levantado, para visualizar o crescimento das cidades, com vistas à multiplicação da renda desses municípios que reúnem 3,5 milhões de habitantes. O objetivo é metropolizar as decisões relacionadas ao desenvolvimento econômico, neste formato que já é previsto no Estatuto das Metrópoles”, expôs o coordenador de relações institucionais.  

O Programa Pró-Metrópole é uma ação de governança regional que busca promover o desenvolvimento socioeconômico dos 29 municípios que formam a Região Metropolitana de Curitiba. Ele promove, por meio de um processo participativo, incentivos à cooperação entre os atores públicos e privados para o planejamento e implementação de uma estratégia de desenvolvimento integrada. O presidente do Pró-Metrópole é Hélio Bampi, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). Diversas entidades civis e órgãos governamentais compõem o comitê gestor do Pró-Metrópole.