Primeiros socorros no currículo das escolas
Alunos de 1ª a 4ª séries da rede municipal de ensino e particulares deverão receber treinamento de primeiros socorros. A proposta consta de projeto apresentado na Câmara de Curitiba pelo vereador Roberto Hinça (PFL). Segundo o parlamentar, os estudantes terão incluído no conteúdo escolar orientações didáticas com orientações de como proceder em acidentes de qualquer natureza.
Sabemos que momentos após o acidente, principalmente as duas primeiras horas, são os mais importantes para garantir a recuperação ou sobrevivência das pessoas feridas, diz Hinça, lembrando que as crianças não sabem como se comportar mediante tal situação, seja com vítimas entre seus familiares ou terceiros. Portanto, é fundamental que recebam instruções. Hinça explica, por exemplo, que, em situações de emergência, devem se manter calmas e ter em mente que o melhor a fazer para não comprometer mais a saúde da vítima é chamar o atendimento emergencial imediatamente.
O documento determina, ainda, que a matéria deverá ser ministrada aos alunos e, no início do ano letivo, ser entregue gratuitamente uma cartilha explicativa ou outro material equivalente, para passar o conhecimento aos familiares e promover a sua divulgação.
Entre as informações necessárias que deverão ser obtidas junto aos órgãos competentes de atendimentos emergenciais deverá constar os números de telefones do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Rodoviária.
Agilidade
Qualquer pessoa pode chamar o atendimento emergencial para prestar os primeiros socorros à vítimas de acidentes, inclusive crianças na faixa etária de 6 a 12 anos cursando entre a 1ª a 4ª series do ensino fundamental. Estas, porém, devem ser instruídas para agir com presteza naquele momento difícil de ser presenciado. É muito importante que essa preparação seja feita nas nossas escolas públicas e particulares, através de material didático e aulas preparatórias sobre como agir sem entrar em pânico e sem correr o risco de piorarem a situação da vítima, conclui Hinça.
Sabemos que momentos após o acidente, principalmente as duas primeiras horas, são os mais importantes para garantir a recuperação ou sobrevivência das pessoas feridas, diz Hinça, lembrando que as crianças não sabem como se comportar mediante tal situação, seja com vítimas entre seus familiares ou terceiros. Portanto, é fundamental que recebam instruções. Hinça explica, por exemplo, que, em situações de emergência, devem se manter calmas e ter em mente que o melhor a fazer para não comprometer mais a saúde da vítima é chamar o atendimento emergencial imediatamente.
O documento determina, ainda, que a matéria deverá ser ministrada aos alunos e, no início do ano letivo, ser entregue gratuitamente uma cartilha explicativa ou outro material equivalente, para passar o conhecimento aos familiares e promover a sua divulgação.
Entre as informações necessárias que deverão ser obtidas junto aos órgãos competentes de atendimentos emergenciais deverá constar os números de telefones do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Rodoviária.
Agilidade
Qualquer pessoa pode chamar o atendimento emergencial para prestar os primeiros socorros à vítimas de acidentes, inclusive crianças na faixa etária de 6 a 12 anos cursando entre a 1ª a 4ª series do ensino fundamental. Estas, porém, devem ser instruídas para agir com presteza naquele momento difícil de ser presenciado. É muito importante que essa preparação seja feita nas nossas escolas públicas e particulares, através de material didático e aulas preparatórias sobre como agir sem entrar em pânico e sem correr o risco de piorarem a situação da vítima, conclui Hinça.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba