Primeiros socorros nas escolas na pauta da Tribuna Livre
Na próxima quarta-feira (7), a Câmara Municipal recebe, no horário reservado à Tribuna Livre, Alessandra Begalli Zamora, que irá falar sobre a importância dos primeiros socorros nas unidades educacionais, e sobre o projeto "Vai Lucas". De acordo com Mauro Bobato (Pode), proponente do convite, o objetivo é “a conscientização da importância dos primeiros socorros nas escolas públicas e particulares, “pois lamentavelmente há vários relatos de acidentes envolvendo crianças”.
Em setembro passado, Lucas, filho de Alessandra, foi a um passeio escolar e engasgou-se durante o lanche, não tendo recebido atendimento de primeiros socorros. “Quando o socorro médico chegou, já o encontrou em morte cerebral e ele veio a falecer dois dias depois, em decorrência de asfixia mecânica”, diz a justificativa do projeto.
Para Bobato, “os primeiros socorros protegem a vítima contra maiores danos até a chegada de um profissional de saúde especializado, pois o auxílio de um socorrista poderá ser a diferença entre uma recuperação rápida e sem sequelas ou uma recuperação lenta e com sequelas”. O vereador apresentou, em janeiro, um projeto que pretende a presença de um profissional com o curso de primeiros socorros, para atendimento emergencial a vítimas em todas as unidades de ensino públicas e privadas (005.00009.2018). O projeto “Vai Lucas” visa corroborar esse objetivo.
Tribuna Livre
Realizada sempre às quartas-feiras, durante a sessão plenária, a Tribuna Livre é um espaço democrático de debates previsto no Regimento Interno da Câmara Municipal de Curitiba. As discussões são sugeridas pelos vereadores que apresentam um requerimento e indicam alguma pessoa ou instituição para falar sobre o tema escolhido.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba