Primeiro vice ressalta oportunidades de emprego

por Assessoria Comunicação publicado 19/05/2009 20h30, última modificação 24/06/2021 07h47
As oportunidades de emprego abertas por ocasião da Primeira Feira do Emprego e Capacitação de Curitiba foram ressaltadas na Câmara Municipal pelo primeiro vice-presidente, Tito Zeglin (PDT), em pronunciamento na tribuna, na sessão desta terça-feira (19).
Ao falar sobre a forma inovadora e pró-ativa adotada pelo atual secretário Jorge Bernardi, que foi vereador até o ano passado, o parlamentar salientou o resultado dos números, que impressionaram. A iniciativa formou um elo entre empresas, instituições de capacitação profissional e trabalhadores que buscam um emprego, “enfrentando as dificuldades diárias do mercado de trabalho.” Zeglin elogiou, ainda, todas as formas de emprego colocadas à disposição dos interessados, com possibilidades de ganho de R$ 600 a R$ 6 mil, as vagas criadas para estagiários e para empreendedores autônomos.
“Não tenho dúvida de que Curitiba deu um ótimo exemplo para o Brasil, apresentando uma sugestão sobre como enfrentar a crise econômica”, afirmou, ratificando que a feira “foi uma oportunidade única para expandir informações sobre as vagas de emprego e também para as instituições que capacitam profissionais ao mercado de trabalho.” Tito Zeglin ainda se referiu ao prefeito Beto Richa por colocar estas metas em seu plano de administração e ao secretário, por idealizar uma nova forma de comemorar o Dia do Trabalhador em Curitiba, fazendo história para o restante do País.
Feira
A Feira do Emprego e da Capacitação, na Praça Osório, viabilizou mais de 6 mil vagas de emprego com carteira assinada, cerca de 20 mil vagas em cursos de capacitação profissional, participação de 83 empresas de intermediação de mão-de-obra e de 55 mil pessoas no evento. Zeglin destacou também as inscrições feitas ao Programa ProJovem Trabalhador, do Ministério do Trabalho.
Seu pronunciamento mereceu apartes de diversos vereadores, que, independente de ideologia partidária, enalteceram a iniciativa que “enfrenta a crise econômica mundial com coragem e ações positivas”, como ressaltou o líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSB). Também apoiaram Jair Cézar, Emerson Prado e o primeiro-secretário, Celso Torquato, todos do PSDB; Dirceu Moreira (PSL) e o Pastor Valdemir Soares (PRB). Como Jorge Bernardi, outros parlamentares tiveram destaque em funções executivas, como os atuais vereadores Caíque Ferrante (PRP), Valdemir Soares, Omar Sabbag Filho (PSDB) e Algaci Túlio (PMDB).