Primeira infância e combate à corrupção são bandeiras de Amália Tortato

por Nicole Thessing*, especial para a CMC | Revisão: Brunno Sant'Ana — publicado 06/01/2025 07h10, última modificação 09/12/2024 12h09
Com 6.206 votos, Amália Tortato dobra resultado da eleição anterior e é reeleita para 2º mandato na Câmara de Curitiba.
Primeira infância e combate à corrupção são bandeiras de Amália Tortato

Amália Tortato falou sobre os seus últimos 4 anos na Câmara de Curitiba e suas prospecções para a próxima legislatura. (Foto: Fernanda Verhagen/CMC)

“Me considero uma política sonhadora, que ainda mantém aquela vontade de transformar a vida das pessoas através da política”, declarou Amália Tortato (Novo) ao Você Me Representa. Reeleita com 6.206 votos para a Câmara Municipal de Curitiba (CMC), a parlamentar dobrou o número de votos que teve em 2020, quando conquistou 3.092 eleitores. “É muito gratificante. Eu vejo como um reconhecimento do trabalho que a gente fez aqui na Câmara”, avaliou.

Primeira infância, Plano Diretor “superliberal” e combate à corrupção são as bandeiras que ela garantiu defender em seu 2º mandato no Legislativo. Formada em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e comissária de voo antes de entrar para a política, Tortato conseguiu aprovar, em seu primeiro mandato, leis como a ampliação do rol de doenças detectadas pelo teste do pezinho (16.381/2024) e o reconhecimento da educação como atividade essencial durante a pandemia (15.810/2021).

Nos próximos quatro anos, ela conta que quer focar na educação da primeira infância e na primeira infância como um todo. “A fase mais importante do desenvolvimento que a gente tem, que vai de 0 a 6 anos, é uma janela de oportunidade”, disse Tortato, “a gente está falando de mudar uma geração, de garantir que a criança tenha oportunidades no futuro”. “É minha pauta do coração, é mais do que política, é uma questão de mãe”, declarou.

Em 2025, duas pautas que estarão em debate na Câmara de Curitiba são a revisão do Plano Diretor e a nova concessão do transporte público, lembrou Tortato, que diz que gostaria de ver a aprovação de um “Plano Diretor superliberal”. “É uma das leis mais importantes do município”, frisou, “porque é a lei que dá as diretrizes da cidade, para onde ela vai crescer”. “Isso tudo impacta na questão da mobilidade, porque, se você não consegue morar perto de onde você trabalha, você vai ter que pegar ônibus, pegar trânsito”.

“A gente está passando por um momento de cada vez mais carros nas ruas. O sistema de transporte público de Curitiba, que já foi referência, está meio parado no tempo, precisa também se reinventar”, defendeu. “Se a gente não fizer um modelo de concessão mais moderno, que permita outros modais, que facilite a mobilidade, Curitiba vai parar”, argumentou a parlamentar, que também reforçou que continuará atuando no combate à corrupção, uma das pautas que abraçou no seu primeiro mandato.

No entanto, no dia 26 de novembro do último ano, Amália Tortato foi convidada a assumir a gestão da Secretaria de Desenvolvimento Humano pelo prefeito de Curitiba Eduardo Pimentel (PSD). A vereadora tomou posse, mas se licenciou na sequência, deixando a cadeira de parlamentar para o primeiro suplente do partido, Rodrigo Marcial (Novo)


>> Quer saber mais sobre a entrevista? Assista ao episódio completo do Você Me Representa:

 

Você Me Representa: conheça os novos vereadores de Curitiba

O Você Me Representa é um dos programas do CMC Podcasts, da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Em sua segunda temporada, a jornalista Patricia Tressoldi, diretora de Comunicação da CMC, apresenta à população os 38 vereadores eleitos para a 19ª legislatura (2025-2028). Nas entrevistas, os novos parlamentares falam sobre sua trajetória de vida, pautas defendidas e prospecções de como serão seus mandatos, com propostas que pretendem aprovar para a cidade.

>> Leia também:
Com 12 vereadoras, tamanho da bancada feminina será recorde em Curitiba

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC

Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato
Revisão: Brunno Sant'Ana