Prevista isenção como incentivo ao futebol

por Assessoria Comunicação publicado 14/06/2006 18h15, última modificação 10/06/2021 07h48
Em projeto de lei que está tramitando na Câmara de Curitiba e que deve  passar pela análise do plenário nos próximos dias, o terceiro secretário,  Jairo Marcelino (PDT), propõe a isenção do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) aos imóveis que tiverem quadra de futebol revestida em grama sintética.
O objetivo do parlamentar é condicionar a isenção à cessão das quadras de futebol, através de convênios entre os proprietários e a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.
De acordo com Marcelino, as quadras deverão ser cedidas gratuitamente de segunda a sexta-feira, em horários pré-determinados, para que nelas sejam ministradas aulas de futebol a crianças e adolescentes carentes, direcionadas por professores de educação  física, pertencentes aos quadros  da rede municipal e  com material esportivo cedido pela  secretaria.
Jairo Marcelino explica que “a nossa principal prioridade com este incentivo fiscal é criar uma nova oportunidade para crianças carentes interessadas por uma carreira no futebol”.
A isenção proposta pelo parlamentar terá um alcance social  estimado em duas mil crianças, que “infelizmente estão nas ruas”,  afirma Marcelino.  Cada  cancha esportiva que for beneficiada com a isenção proposta no projeto de lei terá que ceder  quatro horas diárias de prática esportiva, vinculada à participação de  professores credenciados.  
“Temos certeza que  esta medida retirará das ruas inúmeras crianças e adolescentes carentes que perambulam ociosos pela cidade”, justifica o autor, na expectativa de que sua iniciativa receba o aval do plenário, assim como já recebeu das comissões permanentes pelas quais tramitou.