Prevenção do câncer: Hospital Erasto Gaertner e Câmara de Curitiba se unem pelo Outubro Rosa
Criado em 2019, programa Conscientizar+ utiliza um ônibus para difundir prevenção a doenças. Fotos: Rafael Mayer/CMC)
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu, na última quarta-feira, dia 18 de outubro, pelo segundo ano consecutivo, a unidade móvel do Conscientizar+ (C+), que é um programa do Hospital Erasto Gaertner de apoio à campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama. Além de servidoras, vereadoras e funcionárias terceirizadas, quem passava pelo estacionamento externo da CMC recebia orientações sobre o autoexame da mama e os cuidados com o colo uterino.
Na ação deste ano na CMC, foram realizados 80 atendimentos, entre as 10h e as 16h. “Essa foi uma oportunidade onde as pessoas receberam informações que a maioria ainda não sabe. Eu tive câncer há 20 anos e só estou aqui hoje por Deus, é claro, em primeiro lugar, e porque eu peguei a doença no início. Tudo tem jeito desde que você pegue a doença no início. Por isso a importância da prevenção. A prevenção é tudo”, frisou a vereadora Sargento Tânia Guerreiro (União).
O câncer de mama é o mais incidente em mulheres no Brasil e, no mundo, está atrás apenas do câncer de pele. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa é que 73 mil novos casos sejam diagnosticados no país, em 2023. “Nós temos que falar, o povo tem que ouvir. Porque enquanto a gente está na rotina, tranquilo, a doença pode estar tomando conta. Então as pessoas têm que saber como cuidar da saúde. Não é só em outubro, por conta do Outubro Rosa, mas nos 365 dias do ano”, completou Tânia Guerreiro.
No ônibus, uma equipe de enfermagem realizava as orientações sobre a doença e sua prevenção. “A intenção da saúde ocupacional era ter uma ação interna, que atendesse as servidoras da Câmara. Daí, como o ônibus é um serviço que o Hospital Erasto Gaertner presta para a população, a gente aproveitou a oportunidade para orientar também quem passava pela praça Eufrásio Correia”, explicou Liege Fonseca, chefe da Divisão de Saúde Ocupacional da CMC.
Até o fim do mês, quem passar à noite pelo Palácio Rio Branco, sede da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), poderá registrar o prédio histórico iluminado na cor da campanha Outubro Rosa, que busca conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento começou em 1990, nos Estados Unidos, e hoje é mundial. Mais recentemente, os organizadores incluíram a atenção ao câncer do colo do útero.
Hospital Erasto Gaertner criou o programa Conscientizar+ em 2019
O programa Conscientizar+ (C+), do Hospital Erasto Gaertner, foi lançado em 2019, com foco no diagnóstico precoce de doenças. Já os atendimentos itinerantes começaram em julho do ano passado, em meio à pandemia da covid-19. O programa conta com duas unidades móveis, equipadas com consultórios, elevador para a acessibilidade de pessoas com dificuldade de locomoção, sala de reunião e banheiro. Conforme balanço do Erasto, a iniciativa já levou atendimento a 3,8 mil pessoas, em 16 cidades do Paraná e de Santa Catarina.
*Notícia elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba