Prevenção às drogas e aids é tema de fórum

por Assessoria Comunicação publicado 19/09/2005 16h45, última modificação 01/06/2021 10h16
Curitiba tem 6.421 casos de aids. Este número conta o acumulado desde 1984, quando a doença foi notificada pela primeira vez na cidade, até o mês de julho deste ano. A informação é de Mariana Thomaz, coordenadora municipal da DST/Aids, que participou, nesta segunda-feira (19), do Fórum de Prevenção e Cidadania, na Câmara de Curitiba. O evento, que se estende até quarta-feira (21), é uma promoção do Centro de Prevenção das Escolas do Paraná, em parceria com o vereador Manassés Oliveira (sem partido). O parlamentar fez a saudação, lembrando a importância das palestras que serão proferidas durante os três dias do fórum.
Segundo Mariana Thomaz, entre jovens e adultos, hoje são 3.200 pacientes tomando medicação. Deste total, 143 são adolescentes, sendo 50% adquiridos durante o parto (perinatal). "Estes casos são, ainda, de 1999, antes da implantação do Programa Mãe Curitibana pela Prefeitura de Curitiba. Com o programa, a transmissão perinatal foi zerada há dois anos", explica. Atualmente, os adultos são as maiores vítimas da doença, principalmente na idade entre 19 e 45 anos. A proporção hoje é de dois homens para uma mulher infectada.
Multiplicadores
Segundo o presidente do Centro e coordenador do Fórum, Givanildo da Silva, a proposta é formar agentes multiplicadores de informações sobre prevenção contra drogas e violência, doenças sexualmente transmissíveis e cidadania. "O Centro desenvolve o projeto Gera Ação, que tem como proposta proporcionar aos adolescentes a oportunidade de praticar esportes, dança e teatro, mantendo-os longe das ruas e da marginalidade.
Para Givanildo, o importante é levar o esclarecimento científico sobre as drogas e suas conseqüências. "Somente através da informação correta é que o jovem tem mais chance de fazer a escolha certa, fazendo-a consciente, sem ser iludido ou influenciado, como muitas vezes ocorre", diz. Até agora, mais de 10 mil jovens já receberam essas informações de prevenção contra drogas e doenças sexualmente transmissíveis.
Palestras
No primeiro dia do fórum participaram estudantes dos colégios Bento Munhoz da Rocha e Emiliano Perneta. São alunos do 2º grau. A partir desta terça-feira (20), mais adolescentes estarão recebendo as informações no fórum. A palestra de terça-feira será sobre drogas, com um representante da Coordenadoria Estadual Antidrogas. O ouvidor do ParanaPrevidência, Sérgio Kirchner, fará palestra sobre a cidadania, na quarta-feira (21).  
Da abertura participaram, ainda, Joelma Rocha Kluck, coordenadora estadual de atividades esportivas do projeto Gera Ação, e Patrícia Gonçalves, coordenadora da Região Metropolitana.