Prestadas informações sobre Unidade de Saúde São Paulo
Em resposta a pedido de informações da Câmara de Vereadores, a Prefeitura de Curitiba informou que não há previsão para lotar pediatra na Unidade de Saúde São Paulo, no Uberaba. O ofício da Secretaria Municipal da Saúde, Distrito Sanitário Cajuru, foi enviado ao Legislativo na última quinta-feira (25).
O pedido de informações 062.00298.2014 havia sido encaminhado ao Executivo em 1º de setembro. O requerimento aponta reclamações de moradores da região e questiona se há atendimento pediátrico na Unidade Municipal de Saúde (UMS) São Paulo. Caso não haja, o documento indaga o motivo e se há previsão para implantar o serviço.
O documento enviado pela prefeitura informa que o equipamento está cadastrado no Ministério da Saúde como de Estratégia Saúde da Família (ESF), que determina a disponibilidade de médico generalista, especialista em saúde da família ou médico de família e comunidade.
“A UMS São Paulo conta atualmente com um quadro de quatro médicos atuando como generalistas para dar assistência à população daquela área de abrangência”, afirma trecho do ofício, que diz ser realizado o atendimento de crianças por esses profissionais. “Há suporte de pediatras lotados no NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família)”, completa.
As respostas aos pedidos de informações encontram-se no Sistema de Proposições Legislativas (SPL), na primeira aba dos requerimentos (“dados gerais”), em ofícios recebidos. Também podem ser localizadas pelo site da Câmara de Curitiba, em “Pedidos de informações à prefeitura” (menu “Processo Legislativo”).
Período eleitoral
Durante o período eleitoral, a Câmara de Curitiba não divulgará os autores das peças legislativas nas matérias de requerimentos e projetos. A instituição faz isso em atendimento às regras eleitorais deste ano, pois cerca de 40% dos vereadores são candidatos a outros cargos. Para que a comunicação pública do órgão não promova o desequilíbrio do pleito, a autoria ficará restrita ao SPL (Sistema de Proposições Legislativas).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba