Prestação de contas: Câmara de Curitiba recebe Defesa Social e FAS no dia 22

por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 13/11/2023 15h05, última modificação 13/11/2023 15h54
Os vereadores de Curitiba concordaram em trocar as votações em plenário pela prestação de contas da Defesa Social e da FAS.
Prestação de contas: Câmara de Curitiba recebe Defesa Social e FAS no dia 22

Requerimento foi aprovado sem discussão na sessão desta segunda-feira. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta segunda-feira (13), os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovaram um requerimento para converter as votações do dia 22 de novembro em uma sessão de prestação de contas da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT) e da Fundação de Ação Social (FAS). O requerimento foi protocolado pelo líder do governo, Tico Kuzma (PSD), com o apoio de mais 15 vereadores da base de apoio à gestão Rafael Greca. No dia 22, a sessão começará às 9h e terá transmissão pelas redes sociais da CMC.

Segundo o requerimento, serão recebidos em plenário o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos, e a presidente da FAS, Maria Alice Erthal, “que falarão  aos vereadores sobre o trabalho realizado em suas pastas”. Matos participou de sessão plenária da CMC, pela última vez, em abril deste ano, falando da segurança nas escolas, e, depois disso, por diversas ocasiões, em audiências públicas e sessões solenes. No final de agosto, os vereadores de Curitiba já tinham combinado de convidar Maria Erthal para falar em plenário, o que agora tem data marcada para acontecer.

Além de Kuzma, o requerimento (054.00013.2023) é assinado por Beto Moraes (PSD), Bruno Pessuti (Pode), Herivelto Oliveira (Cidadania), Hernani (PSB), João da 5 Irmãos (União), Jornalista Márcio Barros (PSD), Leonidas Dias (Solidariedade), Mauro Bobato (Pode), Mauro Ignácio (União), Osias Moraes (Republicanos), Pastor Marciano Alves (Solidariedade), Pier Petruzziello (PP), Rodrigo Reis (União), Serginho do Posto (União) e Sidnei Toaldo (Patriota).

A sessão de prestação de contas foi articulada pelo líder do governo, Tico Kuzma, e resultou na retirada, pelos vereadores Angelo Vanhoni (PT) e Professora Josete (PT), de requerimentos de convocação dos dois gestores públicos, que citavam a morte de uma pessoa dentro de um casa da passagem da FAS por uma guarda municipal na semana passada (063.00005.2023 e 063.00006.2023).