Presidentes das comissões serão eleitos na segunda

por Assessoria Comunicação publicado 23/02/2007 18h15, última modificação 15/06/2021 08h50

A Câmara de Curitiba dá continuidade às sessões plenárias do ano nesta segunda-feira (26), com a eleição dos presidentes das oito comissões permanentes. A maior parte dos nomes já foi indicada pelas lideranças partidárias, de acordo com o líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSDB), devendo receber aprovação plenária e ser homologada pelo presidente da Casa, João Cláudio Derosso (PSDB), nesta nova gestão administrativa para o biênio 2007/2008, para que possam ser iniciadas as reuniões de apreciação dos projetos de lei.
Na seqüência, terça-feira (27), 13 projetos de lei estão previstos por Derosso para votação.
Ênfase
A pauta traz projeto que vai beneficiar os portadores de deficiência. Proposta da vereadora Nely Almeida (PSDB) prevê aos condomínios comerciais e residenciais que mantenham disponível cadeiras de roda. Outra, do vereador Zé Maria (PPS), institui o Dia Municipal do Ostomizado, a ser comemorado em 16 de novembro.
A ordem do dia ainda tem outros projetos de interesse público direcionados à preservação do meio ambiente e ao idoso. A vereadora Julieta Reis (PSB) quer instituir, em 22 de maio, o Dia Municipal da Biodiversidade. Através de ações programadas para a data, a parlamentar busca estimular a consciência popular em relação às preocupações com o meio ambiente. O vereador Valdenir Dias (PMDB) quer um programa próprio para capacitar o idoso, concedendo-lhe identidade e reconhecimento.
Projeto que trata do horário de funcionamento dos bares da cidade também vai à votação na terça-feira. De autoria do vereador Jorge Bernardi (PDT), a matéria recebeu substitutivo e emendas de outros vereadores.
Balonismo
O balonismo, além de prática esportiva, tem caráter social e é importante instrumento de mobilização, participação e divulgação do esporte e das causas sociais, oferecendo à comunidade muito mais do que uma opção de lazer. A opinião é do líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSDB), cujo projeto de lei sugerindo a inclusão da Copa de Balonismo no calendário oficial da cidade está na pauta desta sessão.
Ainda fazem parte da ordem do dia os projetos de Custódio da Silva (PAN) sobre casas de jogos que utilizam computador; Jairo Marcelino (PDT), prevendo depósitos cobertos para veículos apreendidos; Jair Cézar (PTB), criando o Dia do Historiador, e Tito Zeglin (PDT), instituindo a Semana Farroupilha.