Presidente do TRE é Vulto Emérito

por Assessoria Comunicação publicado 15/12/2006 17h20, última modificação 14/06/2021 11h50
A Câmara de Curitiba concedeu, nesta quinta-feira (14), o título de Vulto Emérito ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, desembargador Clotário de Macedo Portugal Neto, por iniciativa do vereador Ney Leprevost (PP). A solenidade, presidida pelo vereador Jair Cézar (PTB), primeiro vice-presidente da Casa, aconteceu no plenário.
Na tribuna, a vereadora Julieta Reis (PSB) leu o currículo de Portugal, carreira de promoções por merecimento, sempre servindo a Justiça paranaense. Na saudação, Leprevost relembrou o histórico da tramitação de seu projeto de lei, desde o protocolo, defesa e aprovação unânime em plenário, até o momento da solenidade. Em seu último discurso oficial como vereador, Leprevost, que, a partir do ano que vem, estará na Assembléia Legislativa, comentou sobre a vida do magistrado. “O desembargador Clotário Portugal, pela sua postura benigna, ética e dedicada, conquistou o respeito das pessoas em todas as comarcas por onde passou. É, acima de tudo, um exemplo para as novas gerações de juízes. Honestidade, solidariedade e honra são alguns dos traços que marcam a personalidade deste homem, que tanto orgulha a sua família e seus concidadãos”.
"Magistrado em final de carreira, com longa folha de serviços prestados à sociedade, Clotário de Macedo Portugal Neto é cidadão curitibano com história de vida merecedora das mais elevadas distinções, como o título de Vulto Emérito de Curitiba, sua cidade natal e na qual sempre viveu", argumentou Ney Leprevost.
Em seu discurso de agradecimento, o presidente do TRE elogiou os compromissos assumidos e cumpridos por Leprevost com a sociedade, “honrando os votos recebidos”, disse. “Procurei dignificar cada dia de trabalho, de valor inestimável no desempenho das minhas árduas funções. Carrego a honra do nome de minha família e também a responsabilidade de usá-lo”, disse Portugal, informando que, em fevereiro, deixará a presidência do TRE, finalizando sua contribuição ao Judiciário. “Tenho plena consciência da realização pessoal daquilo que me propus a fazer e que chega ao fim”.
O plenário ficou repleto de amigos, familiares, funcionários, assessores e magistrados.
Presenças
Durante a solenidade, estavam presentes os vereadores Reinhold Stephanes Júnior (PMDB), Paulo Salamuni (PV) e Custódio da Silva (PRTB). Além de Leprevost e do homenageado, compuseram a mesa executiva José Fernando Macedo, presidente da Associação Médica do Paraná; Tadeu Marino Loyola Costa, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, vereador Jair Cézar, Joel Macedo Soares Pereira Neto, da Procuradoria Geral do município; João Casillo, cônsul honorário da Bélgica; Neviton de Oliveira Batista Guedes, procurador efetivo do Tribunal Regional Eleitoral, e o diretor geral do Tribunal Regional Eleitoral, Ivan Gradowski.
Biografia
Curitibano, Clotário de Macedo Portugal Neto ingressou no serviço público em 1955, como auxiliar judiciário no Tribunal de Justiça e no TRE do Paraná. Mais tarde, formou-se pela Faculdade de Direito Curitiba, advogando por oito anos.
Foi juiz nas comarcas de Guaíra, onde recebeu muitas homenagens; São Mateus do Sul, sendo cidadão honorário do município, e União da Vitória, onde foi destaque, permanecendo até sua promoção ao cargo de juiz substituto na comarca de Curitiba. Promovido ao cargo de juiz do Tribunal de Alçada, foi nomeado, na seqüência, desembargador do Tribunal de Justiça.
Portugal é professor da Escola da Magistratura do Paraná, palestrante em várias capitais brasileiras, além de ter participado de inúmeros seminários e comissões na área jurídica.
História
No Paraná, o primeiro presidente a assumir o TRE foi o desembargador Clotário de Macedo Portugal. Quase 61 anos depois, Clotário de Macedo Portugal Neto assumiu o mesmo cargo ocupado pelo avô. Seu pai também foi desembargador e juiz eleitoral.