Atuação do Pequeno Cotolengo será destaque da próxima Tribuna Livre

por João Cândido Martins | Edição e revisão: Brunno Abati — publicado 18/10/2024 17h20, última modificação 19/10/2024 15h29
Entidade fundada em 1971, Pequeno Cotolengo presta assistência a pessoas com deficiências múltiplas, em situação de abandono ou de vulnerabilidade.
Atuação do Pequeno Cotolengo será destaque da próxima Tribuna Livre

Ações assistenciais do Pequeno Cotolengo serão um dos temas da próxima Tribuna Livre. (Foto: Chico Camargo/CMC)

Na próxima quarta-feira (23), a sessão plenária da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebe o padre Renaldo Amauri Lopes, diretor-presidente do Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo. O tema será a prestação de contas das ações da entidade, além de solicitar apoio na renovação das emendas parlamentares destinadas às suas atividades. A iniciativa da Tribuna Livre é do vereador Oscalino do Povo (PP).

O convidado apresentará as ações do Pequeno Cotolengo, entidade que oferece acolhimento, moradia, alimentação, cuidados de saúde, reabilitação, educação especial e acompanhamento psicossocial para pessoas com deficiências múltiplas em situação de risco ou de abandono. De acordo com o parlamentar, o convite ao padre reforça a importância do apoio do poder público ao terceiro setor em Curitiba (076.00021.2024)

Segundo dados da instituição, são oferecidos 212 leitos de acolhimento institucional de alta complexidade, sendo 8 no formato casa-lar e 4 no grande-lar, cada um ajustado conforme o nível de comorbidade dos assistidos. Além disso, a entidade possui 2 unidades hospitalares com 58 leitos de transição de cuidados, destinados a cuidados paliativos, reabilitação ou readequação de cuidados, destacando-se como a maior do estado do Paraná habilitada pelo Ministério da Saúde.

Pequeno Cotolengo completa 60 anos em 2025 

O Pequeno Cotolengo do Paraná surgiu quando o casal Antônio e Maria Tokarski e os irmãos Estefano, Aniela, Elzbieta, Estanislau e Gregório Krul doaram suas chácaras para que nelas fosse construída a sede da entidade. Em 1968, houve a inauguração da pedra fundamental da sede, que veio a ser concluída dois anos depois, sob o nome de Lar Santa Terezinha do Pequeno Cotolengo, atendendo inicialmente 18 crianças do sexo feminino. Em 1973, uma nova ala do prédio foi inaugurada e teve início, também, o Churrasco Mensal, atividade desenvolvida para complementar a arrecadação de recursos para a instituição. O Pequeno Cotolengo é uma instituição religiosa que tem por inspiração o padre Dom Orione, canonizado no ano de 1980 pelo então Papa João Paulo II.

O que é a Tribuna Livre da Câmara de Curitiba?

A Tribuna Livre é o canal de interlocução entre a sociedade e os vereadores de Curitiba, assegurado pelo Regimento Interno (RI) da Câmara Municipal. Os temas são de livre escolha, sugeridos pelos próprios vereadores. 

Os debates ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária, após o espaço do pequeno expediente. A Tribuna Livre conta com transmissão em tempo real e pode ser acompanhada nos canais da instituição no YouTube e no Facebook.