Atuação do Pequeno Cotolengo será destaque da próxima Tribuna Livre
Ações assistenciais do Pequeno Cotolengo serão um dos temas da próxima Tribuna Livre. (Foto: Chico Camargo/CMC)
Na próxima quarta-feira (23), a sessão plenária da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebe o padre Renaldo Amauri Lopes, diretor-presidente do Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo. O tema será a prestação de contas das ações da entidade, além de solicitar apoio na renovação das emendas parlamentares destinadas às suas atividades. A iniciativa da Tribuna Livre é do vereador Oscalino do Povo (PP).
O convidado apresentará as ações do Pequeno Cotolengo, entidade que oferece acolhimento, moradia, alimentação, cuidados de saúde, reabilitação, educação especial e acompanhamento psicossocial para pessoas com deficiências múltiplas em situação de risco ou de abandono. De acordo com o parlamentar, o convite ao padre reforça a importância do apoio do poder público ao terceiro setor em Curitiba (076.00021.2024).
Segundo dados da instituição, são oferecidos 212 leitos de acolhimento institucional de alta complexidade, sendo 8 no formato casa-lar e 4 no grande-lar, cada um ajustado conforme o nível de comorbidade dos assistidos. Além disso, a entidade possui 2 unidades hospitalares com 58 leitos de transição de cuidados, destinados a cuidados paliativos, reabilitação ou readequação de cuidados, destacando-se como a maior do estado do Paraná habilitada pelo Ministério da Saúde.
Pequeno Cotolengo completa 60 anos em 2025
O Pequeno Cotolengo do Paraná surgiu quando o casal Antônio e Maria Tokarski e os irmãos Estefano, Aniela, Elzbieta, Estanislau e Gregório Krul doaram suas chácaras para que nelas fosse construída a sede da entidade. Em 1968, houve a inauguração da pedra fundamental da sede, que veio a ser concluída dois anos depois, sob o nome de Lar Santa Terezinha do Pequeno Cotolengo, atendendo inicialmente 18 crianças do sexo feminino. Em 1973, uma nova ala do prédio foi inaugurada e teve início, também, o Churrasco Mensal, atividade desenvolvida para complementar a arrecadação de recursos para a instituição. O Pequeno Cotolengo é uma instituição religiosa que tem por inspiração o padre Dom Orione, canonizado no ano de 1980 pelo então Papa João Paulo II.
O que é a Tribuna Livre da Câmara de Curitiba?
A Tribuna Livre é o canal de interlocução entre a sociedade e os vereadores de Curitiba, assegurado pelo Regimento Interno (RI) da Câmara Municipal. Os temas são de livre escolha, sugeridos pelos próprios vereadores.
Os debates ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária, após o espaço do pequeno expediente. A Tribuna Livre conta com transmissão em tempo real e pode ser acompanhada nos canais da instituição no YouTube e no Facebook.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba