Presidente do Instituto HSBC recebe cidadania

por Assessoria Comunicação publicado 14/04/2010 15h25, última modificação 29/06/2021 08h57
O presidente do Instituto HSBC Brasil, Hélio Ribeiro Duarte, recebeu a cidadania honorária curitibana na noite desta terça-feira (13), por proposição do vereador Roberto Hinça (PDT). A solenidade de entrega aconteceu na Câmara Municipal e lotou o plenário da Casa. “Um homem cujas ações o justificam.” Foi assim que Roberto Hinça relacionou Duarte com o merecimento do título. Presidida pelo vereador João Cláudio Derosso (PSDB), a cerimônia contou com a presença de diversos vereadores, entre eles Tito Zeglin (PDT), Tico Kuzma (PSB), Mario Celso Cunha (PSB), Felipe Braga Côrtes (PSDB) e Caíque Ferrante (PRP).
“Tecer considerações acerca deste nobre cidadão curitibano por opção, que tem dedicado sua vida às atividades que beneficiam inúmeras comunidades carentes, é motivo de grande alegria para mim, pois se trata de um exemplo a ser seguido, merecedor do nosso respeito”, ressaltou Roberto Hinça, em seu discurso de saudação. O parlamentar definiu Duarte como um cidadão inconformado com a realidade brasileira, que busca cumprir seu papel de ajudar e buscar ajuda aos mais carentes, escrevendo esta história em Curitiba. “Nossa cidade paga, nesta noite, uma dívida moral e de agradecimento ao conceder o título de cidadania honorária a Hélio Duarte”, disse.
Ainda na tribuna, Roberto Hinça detalhou a trajetória profissional do executivo, que está há 14 anos em Curitiba, sendo o primeiro brasileiro contratado para a nova diretoria do HSBC ao se instalar na cidade, em 1997. Nascido em São Paulo, iniciou a vida profissional em 1965 e, dentre inúmeras atividades, foi escriturário no antigo Banco do Estado de São Paulo, auditor da Price Waterhouse e atuou no Unibanco. Mais tarde, foi convidado a integrar a equipe do HSBC Brasil em Curitiba.
Após a entrega do título, em meio aos aplausos dos familiares, amigos e funcionários da instituição, Hélio Duarte usou a tribuna da Casa para expor em palavras a emoção da honraria. “Este momento ficará gravado entre as mais bonitas recordações da minha vida”, disse. O presidente do instituto falou sobre os desafios enfrentados por ele no início da carreira no HSBC, já que o banco era estrangeiro e desconhecido, fundado na China. De acordo com ele, atualmente são mais de sete mil funcionários em Curitiba.
A capital paranaense recebeu destaque no discurso do homenageado, que detalhou a história dos 317 anos da cidade, passando pelo desenvolvimento econômico, pioneirismo, infraestrutura e índices sociais, os quais, na opinião de Duarte, trazem muito orgulho a ele e aos curitibanos. Ainda falou sobre a instituição bancária em Curitiba, no Brasil e no mundo, comentando projetos sociais, apoios e doações realizados na cidade. Foi inúmeras vezes aplaudido pelos presentes.
Prestígio
Além dos vereadores, acompanharam a solenidade o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Juraci Barbosa Sobrinho, representando o prefeito Luciano Ducci; o presidente do HSBC Brasil, Conrado Engel; o vice-presidente do HSBC Brasil, David Rotheimer e Maria Elisa Paciornick, representando a presidente da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas, Dinorah Nogara, uma das instituições que já foram beneficiadas com as ações sociais do Instituto HSBC.