Presidente do Amigos do HC será homenageado nesta semana
Três sessões solenes serão realizadas entre os dias 12 e 14 de junho no Palácio Rio Branco. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Ex-presidente do Banestado (Banco do Estado do Paraná) e presidente da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas (Amigos do HC), Domingos Tarço Murta Ramalho será homenageado pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC) com o título de Cidadão Honorário da capital. A solenidade que marca a entrega da honraria será nesta quinta-feira (13), às 19h30. A iniciativa é do ex-presidente do Legislativo, Sabino Picolo (PSD).
Administrador de empresas, Murta não só tem o extinto Banco do Estado do Paraná no currículo, como também outras instituições financeiras. Natural de Virgem da Lapa (MG), Murta Ramalho é um nome importante do setor bancário e na estruturação de parques industriais. Além do Banestado (1996/1997), ele já ocupou a presidência da Paraná Investimentos (1996/1997); foi diretor financeiro do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE (1997/1999); e presidente do Centro Integração Empresa e Escola do Paraná - CIEE/PR (2018/2022).
O mineiro radicado em Curitiba teve participação importante nos financiamentos de projetos de implantação dos parques industriais de Santa Catarina (1987/1988) e Paraná (1996/1997). Como presidente do Banestado, fundou a primeira empresa de capitalização de bancos públicos do Brasil: a Capitaliza, Empresa de Capitalização S.A.. Atualmente, Murta Ramalho também é o 7º vice-presidente e 3º secretário da Associação Comercial do Paraná (ACP).
Ele assumiu a presidência do Amigos do HC no dia 20 de março. “Como projetos da associação, há o projeto social Dedica, que faz a defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, e o Cedivida, centro de direitos à vida da pessoa idosa. São dois programas que ele [Murta Ramalho] está trabalhando forte”, comentou Picolo, na votação da Cidadania Honorária (115.00011.2023). A aprovação aconteceu em março.
A Cidadania Honorária é o título mais importante que o Legislativo pode conceder a pessoas nascidas fora da capital paranaense e que tenham contribuído para o desenvolvimento de Curitiba, nos termos da lei complementar 109/2018. A homenagem ao presidente do Amigos do HC está oficializada no decreto legislativo 03/2024. A solenidade será realizada na quinta-feira, 13 de junho, às 19h30, no Palácio Rio Branco.
55 anos da Vila Santa Efigênia
Por iniciativa de Leonidas Dias (Pode), a Câmara promove uma sessão solene em homenagem aos 55 anos de fundação da Vila Santa Efigênia. A iniciativa será realizada nesta quarta-feira (12), a partir das 19h30, conforme requerimento que agendou o evento (061.00064.2024). Ao todo, 36 moradores da localidade serão homenageados pelo vereador.
A Vila Santa Efigênia fica localizada dentro do Bairro da Barreirinha, na região norte de Curitiba. Ela é a segunda vila mais antiga de Curitiba e de acordo com os registros históricos da Cohab, foi fundada oficialmente em 30 de março de 1969. Leonidas Dias tem uma história com o local, para onde destinou emendas parlamentares, nominalmente à Escola Municipal Julia Amaral di Lenna e ao CMEI Santa Efigênia.
Confira abaixo a lista de homenageados do vereador, por ordem alfabética:
- Abrelino Turkaki
- Altimo Reiner
- Ana Maria Gomes Basseti Weinert
- Antônio Celso dos Santos
- Asuerus Kryzanovski
- Augusto Pereira Neves
- Claudionor Weinert
- Clemente Mendes Pereira
- Dirce Coelho
- Dirce de Oliveira Quintana
- Elisete Saraiva Ferraz Bolsatto
- Francisca da Glória Stevan
- Francisca de Souza Freitas
- Francisco Admski
- Giliama Antônia Carneiro da Silva Trehin
- Helena Reiner
- Inês Marques Kryzanovski
- Ione Bamas
- Iracema Ferreira da Cruz
- Iraci Moreira
- João Lima
- José de Oliveira Carvalho
- Maria Correia Batista
- Maria Zeli de Oliveira
- Marilene Bastos de Barros
- Marisa Coutinho Barbosa
- Marlene de Souza Lima
- Neuza Maria Zepechouka
- Rosa Ribas
- Salete Cardoso
- Sidney Freitas
- Tania Mara de Paula Ramiro
- Teresinha Padoim
- Tereza Eufrasia Martins
- Tereza Miranda Mayer
- Terezinha de Jesus Batista
Homenagem aos profissionais da beleza
Já a última sessão solene da semana será realizada pelos vereadores Hernani (Republicanos) e Jornalista Márcio Barros (PSD) para homenagear o Conselho Nacional dos Profissionais da Beleza. O evento será na sexta-feira (14), às 19 horas (061.00067.2024). A solenidade, que reunirá autoridades locais, representantes da indústria da beleza e membros da comunidade, destacará a importância do setor para o desenvolvimento econômico e social da cidade. Serão entregues certificados de reconhecimento a membros destacados do Conselho, em uma demonstração simbólica de gratidão e apreço pela sua importante atuação.
Os vereadores enfatizam que Curitiba é “um polo regional da indústria da beleza”. “A sessão solene não apenas celebrará as conquistas do Conselho Nacional dos Profissionais da Beleza, mas também servirá como um lembrete do valor inestimável dos serviços prestados por esses profissionais para a comunidade. Seu compromisso com a excelência e sua capacidade de impactar positivamente a vida das pessoas merecem ser reconhecidos e celebrados, inspirando outros setores a seguir o exemplo de dedicação e comprometimento.”
Quando as sessões solenes são realizadas na CMC?
As sessões solenes, segundo o Regimento Interno do Legislativo de Curitiba, são convocadas para a entrega de honrarias e de “outras homenagens que a Câmara Municipal entender relevantes”. Também são realizadas para dar posse ao prefeito e ao vice-prefeito do Município, instalar legislaturas e comemorar fatos históricos.
A concessão de títulos e prêmios, na CMC, é regulamentada pela lei complementar 109/2018. As honrarias, segundo a legislação municipal, são entregues “sem preconceito de cor, raça, crença ou idade” a cidadãos de destaque em suas áreas e que tenham prestado relevantes serviços à comunidade curitibana.
A solenidade será transmitida pelas redes sociais da Câmara: no YouTube, no Facebook e no Twitter. Clique aqui para ver todas as sessões solenes já realizadas em 2024.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba