Presidente da Urbs será convidado para esclarecimentos
Foi protocolado na Câmara Municipal, na manhã desta quarta-feira (12), requerimento que convida o presidente da Urbs – empresa que gerencia o transporte coletivo de Curitiba - Roberto Gregório, para que venha ao Legislativo prestar esclarecimentos sobre “o real valor da tarifa (necessária) para cobrir o custo da passagem de ônibus na capital” e, ainda, a respeito do “não cumprimento da lei municipal 14.150/2012”, que proíbe a dupla função dos motoristas dos micro-ônibus, que além de dirigir o veículo, também cobram a passagem.
O documento, assinado por diversos vereadores, sugere a presença de Roberto Gregório na sessão do próximo dia 25, mas pondera que, na impossibilidade da presença do dirigente nesta data, seja indicado outro dia para os esclarecimentos. A proposição será lida na sessão da próxima segunda-feira (17) e não depende de aprovação do plenário.
Conforme o requerimento, existem dúvidas a respeito do valor da chamada tarifa técnica, que é o custo real do sistema, e que hoje estaria em R$ 2,99. Questiona-se qual é o valor mensal para subsidiar esta diferença de R$ 0,14 entre o valor da tarifa técnica e os R$ 2,85 cobrados pela passagem; de que forma está sendo subsidiada esta diferença; quanto o governo do estado repassa mensalmente para o subsídio da tarifa da Região Metropolitana de Curitiba; qual seria o valor da tarifa necessário para cobrir apenas o custo da passagem na capital; detalhes sobre o não cumprimento da lei que veta a dupla função.
Em pronunciamento na sessão de hoje, Tico Kuzma (PSB) disse que muitos vereadores têm sido cobrados pela população para que haja uma redução no valor da tarifa do transporte coletivo, especialmente frente às desonerações ou incentivos confirmadas pelos governos federal, estadual e municipal. “Várias cidades, aqui mesmo no Paraná, já repassaram o benefício aos seus moradores e reduziram o preço da passagem. Estou sabendo que Ponta Grossa vai fazer isso amanhã (13)”, argumentou.
Kuzma disse que já apresentou diversos pedidos de informação à Urbs, mas que algumas respostas vieram com informações contraditórias. “É importante que estejamos bem informados e ninguém melhor que o Roberto Gregório para esclarecer a população de Curitiba, que, sem dúvida, anseia por uma redução no valor da passagem”, concluiu.
Já o vice-líder do prefeito na Câmara, Jorge Bernardi (PDT), adiantou que não concorda com o pedido. Membro da comissão municipal que estuda o preço da tarifa, o vereador acredita que a presença do presidente da Urbs não é necessária, pois o dirigente já esteve na Câmara em mais de uma oportunidade. “A prefeitura tem adotado uma postura transparente e todos os pedidos de informação têm sido respondidos dentro do prazo legal. Além disso, a comissão da tarifa está estudando os temas questionados pelo requerimento”, detalhou.
Para Bernardi, o convite a Gregório estaria sendo motivado apenas por questões políticas, com o objetivo de antecipar a disputa eleitoral de 2014. Em sua avaliação, Tico Kuzma tem feito uma oposição responsável, porém, ao levantar estas questões, estaria sendo pautado pelo governador Beto Richa. “O governador saiu chamuscado desse episódio (possibilidade de fim do subsídio necessário à integração do transporte coletivo) e as pesquisas de opinião apontam que sua imagem foi de alguém que estava se vingando de Fruet. Ele despencou violentamente nas pesquisas de opinião”, concluiu.
O documento, assinado por diversos vereadores, sugere a presença de Roberto Gregório na sessão do próximo dia 25, mas pondera que, na impossibilidade da presença do dirigente nesta data, seja indicado outro dia para os esclarecimentos. A proposição será lida na sessão da próxima segunda-feira (17) e não depende de aprovação do plenário.
Conforme o requerimento, existem dúvidas a respeito do valor da chamada tarifa técnica, que é o custo real do sistema, e que hoje estaria em R$ 2,99. Questiona-se qual é o valor mensal para subsidiar esta diferença de R$ 0,14 entre o valor da tarifa técnica e os R$ 2,85 cobrados pela passagem; de que forma está sendo subsidiada esta diferença; quanto o governo do estado repassa mensalmente para o subsídio da tarifa da Região Metropolitana de Curitiba; qual seria o valor da tarifa necessário para cobrir apenas o custo da passagem na capital; detalhes sobre o não cumprimento da lei que veta a dupla função.
Em pronunciamento na sessão de hoje, Tico Kuzma (PSB) disse que muitos vereadores têm sido cobrados pela população para que haja uma redução no valor da tarifa do transporte coletivo, especialmente frente às desonerações ou incentivos confirmadas pelos governos federal, estadual e municipal. “Várias cidades, aqui mesmo no Paraná, já repassaram o benefício aos seus moradores e reduziram o preço da passagem. Estou sabendo que Ponta Grossa vai fazer isso amanhã (13)”, argumentou.
Kuzma disse que já apresentou diversos pedidos de informação à Urbs, mas que algumas respostas vieram com informações contraditórias. “É importante que estejamos bem informados e ninguém melhor que o Roberto Gregório para esclarecer a população de Curitiba, que, sem dúvida, anseia por uma redução no valor da passagem”, concluiu.
Já o vice-líder do prefeito na Câmara, Jorge Bernardi (PDT), adiantou que não concorda com o pedido. Membro da comissão municipal que estuda o preço da tarifa, o vereador acredita que a presença do presidente da Urbs não é necessária, pois o dirigente já esteve na Câmara em mais de uma oportunidade. “A prefeitura tem adotado uma postura transparente e todos os pedidos de informação têm sido respondidos dentro do prazo legal. Além disso, a comissão da tarifa está estudando os temas questionados pelo requerimento”, detalhou.
Para Bernardi, o convite a Gregório estaria sendo motivado apenas por questões políticas, com o objetivo de antecipar a disputa eleitoral de 2014. Em sua avaliação, Tico Kuzma tem feito uma oposição responsável, porém, ao levantar estas questões, estaria sendo pautado pelo governador Beto Richa. “O governador saiu chamuscado desse episódio (possibilidade de fim do subsídio necessário à integração do transporte coletivo) e as pesquisas de opinião apontam que sua imagem foi de alguém que estava se vingando de Fruet. Ele despencou violentamente nas pesquisas de opinião”, concluiu.
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