Presidente da Unimed expõe programas na Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 18/05/2006 17h50, última modificação 09/06/2021 10h39
Os programas desenvolvidos pela Unimed Curitiba, a reestruturação da gestão e o trabalho de valorização do médico cooperado foram abordados na Tribuna Livre, nesta quarta-feira (17), na Câmara Municipal de Curitiba, pelo presidente da cooperativa, Doutor Sérgio Ossamu Ioshii, a convite do vereador Rui Hara (PSDB).
Ioshii foi eleito o novo presidente da Unimed Curitiba numa acirrada eleição realizada no dia 30 de março, quando sua diretoria venceu os outros três concorrentes com quase o dobro do número de votos do segundo colocado. “O envolvimento de Ioshii com a Unimed começou a cerca de cinco anos, quando fez parte do conselho fiscal da instituição”, explicou Hara.
“A Unimed cresceu graças aos trabalhos dos médicos e da confiança da população. Há quatro anos vem sendo reestruturada e modernizada, além de formar parcerias com a Prefeitura de Curitiba, criando programas de destaque”, disse o presidente.
São programas da Unimed o Doutor Ônibus, em que são realizados exames preventivos, diabetes, pressão, e outras doenças comuns que possam passar despercebidas; a Corrida Saudável e Corrida Noturna, que reúne três mil pessoas ao ano; Campanha do Agasalho; Se Beber não Dirija; entre outros.
Além dos programas em parcerias, a Unimed promove programas sociais internos, garantindo bolsas de estudo, benefícios, programas voltados ao meio ambiente, aos idosos, ações ao ar livre, e disponibilizam ambulâncias em eventos.
O presidente Sérgio Ioshii recebeu vários elogios dos vereadores pela atuação na Unimed e pelas atividades desenvolvidas, além de responder perguntas dos vereadores. O presidente da Comissão de Saúde, Bem Estar Social e Meio Ambiente, vereador Angelo Batista (PP) destacou a satisfação em ter em Curitiba uma entidade como a Unimed, que além do seu trabalho normal, presta trabalho social, auxiliando o poder público.
O vereador Pastor Gilso de Freitas (PL) comentou sobre uma possível redução nos preços e sugeriu que a Unimed proporcione uma bonificação aos clientes que não utilizem tanto o convênio. Ioshii comentou que com a evolução da medicina, diagnósticos e exames, fica cada vez mais difícil a redução dos preços. Já a bonificação é algo que vem sendo estudado e possível de se colocar em prática.
“As parcerias entre o público e o privado, principalmente na área de saúde, são muito importantes. Sabemos que o estado não consegue resolver sozinho, que não há condições de atender toda a população”, disse o vereador André Passos (PT). O vereador Tito Zeglin (PDT) comentou sobre a inclusão dos idosos nos convênios, e questionou sobre tratamento diferencial que podem receber. “O Brasil está em décimo lugar na quantidade de idosos do mundo. Temos que proporcionar melhor qualidade de vida para a terceira idade”, comentou Zeglin.
Para o líder do prefeito, vereador Mario Celso Cunha (PSDB), “o prefeito Beto Richa tem prazer em formar parcerias com a Unimed”. Cunha elogiou os programas sociais desenvolvidos, e lembrou que, na gestão anterior, foi renegociada a dívida da Unimed com a prefeitura, de atrasos de impostos, e hoje estão sendo pagos.
Em seguida, o presidente da Unimed, Sérgio Ossamu Ioshii recebeu certificado da Câmara de Curitiba.
Números
A Unimed surgiu há 35 anos e atualmente fatura cerca de R$ 600 milhões, sendo que 80% é repassado aos médicos, assistência à saúde, exames e consultas.
Com pouco mais de 370 mil usuários, a Unimed possui hoje cerca de 60% do mercado de planos de saúde da grande Curitiba, e estima obter crescimento, resultado do aumento na carteira dos clientes, na redução das despesas administrativas e no controle de custos assistenciais.