Presidente da Unilivre fala na Câmara de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 23/03/2005 18h00, última modificação 19/05/2021 17h43
Atendendo convite da 4ª secretária, vereadora Julieta Reis (PFL), Hélio Gilberto Amaral, presidente da Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre), ocupou a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Curitiba, nesta quarta-feira (23), para falar dos projetos de desenvolvimento sustentável da instituição. “Estamos muito orgulhosos pelo trabalho desenvolvido pela entidade, que coloca Curitiba em posição de destaque”, ressaltou Julieta.
Amaral explicou aos parlamentares sobre o funcionamento da Unilivre. “Além de proporcionar cursos voltados para a sensibilização do cidadão em relação às questões ambientais mais significativas do seu cotidiano, a Unilivre tem uma atuação bastante abrangente, oferecendo diferentes programas de capacitação profissional e realizando estudos e pesquisas em todas as áreas do conhecimento ambiental”, destacou.
Programas
A universidade tem vários programas em andamento, entre eles o programa  Olho D’Água, premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU), que monitora a qualidade ambiental dos rios da cidade; Ecos – Espaços de Contraturno Sócioambiental – espaços educativos onde são desenvolvidas discussões e troca de experiências sobre a questão ambiental. E o Cifal – Centros Internacionais para Formação de Autoridades Locais – que serve de base para a troca de informações e experiências entre cidades dos diversos continentes que tenham avançado em práticas e tecnologias relacionadas ao desenvolvimento sustentável. Amaral lembrou aos parlamentares que Curitiba foi escolhida pela ONU para sediar o Cifal responsável pela América Latina e Caribe.
O Cifal Curitiba nasceu da parceria entre o Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (Unitar) e a Prefeitura curitibana. O programa tem como focos principais o desenvolvimento urbano sustentável e a sociedade da informação. “A escolha de Curitiba para sediar o Cifal foi decorrente do sucesso das experiências em planejamento urbano realizadas no município”, frisou Amaral.