Presidente da Pró-Renal alerta para prevenção de doenças renais

por Assessoria Comunicação publicado 26/02/2014 12h55, última modificação 22/09/2021 07h42

O presidente da Fundação Pró-Renal, o médico nefrologista Miguel Riella, participou da Tribuna Livre, proposta pelo vereador Cristiano Santos (PV), na Câmara Municipal, nesta quarta-feira (26). Riella alertou sobre a relação direta entre o envelhecimento populacional e o aumento da prevalência de doenças renais. “Conforme o corpo envelhece, o que inicia em torno dos 34 e 40 anos, 1% da função renal é perdida”, explicou.

Nos dias 13 e 14 de março, das 9h às 17h, a Fundação Pró-Renal e o Sesc Paraná - Fecomércio, realizarão uma  Campanha de Prevenção à Doença Renal na Praça Rui Barbosa, com orientações sobre o tema para comunidade, com senhas limitadas.

De acordo com Miguel Riella, é necessário atentar para as doenças crônicas não transmissíveis, como a hipertensão e a diabetes tipo 2, muito comuns conforme  o envelhecimento. Segundo o nefrologista, é preciso trabalhar pela prevenção das doenças renais, visto que as doenças crônicas são fatores importantes no desenvolvimento dos problemas nos rins.

“A previsão do IBGE é de que, até 2050, 20% da população brasileira será idosa. Porém, é pela diminuição da taxa de fecundidade, e não pelo controle das doenças”, explicou.

Miguel Riella é fundador da Fundação Pró-Renal, que comemora 30 anos de atuação, em 2014. A fundação foi a primeira da América Latina para tratar especificamente dos rins. De acordo com Riella, a fundação atende três mil pessoas ao mês, além de ser pioneira na implantação da diálise domiciliar.

A tribuna livre proposta por Cristiano Santos foi realizada para  debater o Dia Mundial do Rim, comemorado em 14 de março. A data é uma campanha pela conscientização sobre a importância do rim para a saúde e o impacto causado pelas doenças renais.

“As doenças dos rins estão mais constantes e se tornaram uma ameaça de epidemia para o século 21. Por isso, convidamos um especialista para que juntos possamos pensar políticas públicas para combater este problema”, declarou Santos.

Participaram ainda do debate os vereadores Chicarelli (PSDC), Dirceu Moreira (PSL), Felipe Braga Côrtes (PSDB), Helio Wirbiski (PPS), Paulo Salamuni (PV), Pedro Paulo (PT) e Tico Kuzma (PROS).

Saúde dos rins

Entre as recomendações da Fundação Pró-Renal para manter a saúde dos rins está a manutenção de peso saudável, controlar a diabetes e a pressão arterial, evitar excessos na alimentação como o sal, gorduras e carne vermelha, praticar exercícios físicos regularmente, hidratar-se, não usar medicamentos sem orientação médica, não fumar e fazer exames preventivos, como de urina e creatinina.