Presidente da Fesp recebe título de vulto emérito de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 05/06/2014 09h50, última modificação 24/09/2021 08h28

Na noite desta quarta (4), a Câmara Municipal promoveu uma sessão solene para conceder a Carlos Eduardo de Athayde Guimarães, presidente da Faculdade de Educação Superior do Paraná (Fesp), o título de vulto emérito de Curitiba. A iniciativa foi da vereadora Carla Pimentel (PSC) e a cerimônia foi conduzida pelo vereador Paulo Salamuni (PV), presidente da Casa.

“A Câmara se reveste de júbilo ao honrar um cidadão curitibano que tão bem sabe aliar humanismo e visão empreendedora. A escolha do nome de Carlos Eduardo de  Athayde Guimarães para a concessão do título de vulto emérito foi unânime entre os vereadores de Curitiba e isso diz muito sobre as qualidades do homenageado”, afirmou o presidente da Câmara, Paulo Salamuni.

A vereadora Carla Pimentel, propositora da homenagem, destacou que a indicação de um nome para o título de vulto emérito parte da premissa de que o homenageado prestou relevantes serviços à cidade. “É o caso de Carlos Eduardo Athayde Guimarães, cuja atuação na área educacional já se tornou imprescindível para Curitiba, na direção da Fesp”, afirmou. “Além da atuação nessa área, ele é cônsul honorário da Finlândia no Paraná e vice-presidente da Associação Comercial do Paraná desde 2010. Fica claro como o homenageado tem contribuído para a internacionalização de empresas curitibanas”, diz a parlamentar.

“Nascido no ano de 1968 em Curitiba, Carlos Eduardo é doutor em administração de empresas pela Florida Christian University, pós-graduado em engenharia econômica pelo Instituto Superior em Pós-Graduação das Faculdades SPEI (ISPG), formado em engenharia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em administração pela Fesp”, lembrou a vereadora. Ela também frisou que, além de ser presidente da Fesp, o homenageado também é fundador das empresas Interconsulting do Brasil, com sede em Curitiba, e Interconsulting of America, situada na cidade de Orlando, nos Estados Unidos.

Vulto Emérito
Já na condição de vulto emérito de Curitiba, Carlos Eduardo de Athayde Guimarães utilizou a tribuna para pronunciar seu agradecimento pela homenagem. Ele exaltou seus pais, Carlos Alberto e Maria do Carmo, “sem os quais eu nada teria conquistado”, disse o homenageado, que teve entre seus antepassados figuras ilustres da história de Curitiba.

Seu avô materno, General Aristides de Athayde Júnior, foi presidente da Câmara de Curitiba, e seu bisavô materno, Antônio Augusto de Carvalho Chaves, foi secretário de Estado, deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa do Paraná e interventor estadual. “Consta que meu avô paterno, General Murat Guimarães, teria construído a primeira casa do bairro Batel”, lembrou Carlos Eduardo, que também é bisneto de Joaquim Américo Guimarães, vereador por Curitiba e fundador do Clube Atlético Paranaense.

O homenageado elencou os diversos passos de sua trajetória pessoal e profissional, desde seu primeiro emprego na Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), até suas passagens por cargos públicos no Governo do Paraná e na Prefeitura de Curitiba. “Foram experiências decisivas que me ajudaram na construção daquilo que sou hoje, me ajudaram a entender que meu caminho estava no ensino”, afirmou Carlos Eduardo, que  se disse honrado em integrar a FESP.  

Convidados
Compuseram a mesa: Antonio Loyola Vieira, desembargador, representando o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, desembargador Guilherme Luiz Gomes; Paulo Maia de Oliveira, representando o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet; Ozeil Moura dos Santos, cônsul-geral do Senegal para o Paraná e Santa Catarina; Aristides Athayde Neto, presidente da Academia Paranaense de Medicina. Além dos vereadores Paulo Salamuni e Carla Pimentel, a cerimônia também contou com a presença dos parlamentares Julieta Reis (DEM), Pier Petruzziello (PTB) e Bruno Pessuti (PSC).

Estiveram presentes ao evento: Paulo Roberto Zetola, presidente da Associação Paranaense dos Médicos do Trabalho; Elcio Callegari, diretor administrativo e financeiro da Fesp; Osmar Bertoldi (DEM), deputado estadual; Luis Alberto Lens Cezar Filho, cônsul honorário da Turquia; Joaquim Perez, representando o consulado da República Oriental do Uruguai; e Rosane Fante Garcia Kupka, chefe da Assessoria de Relações Internacionais da prefeitura.