Presidente da Fesp diz que meta é levar instituição aos 100 anos

por Assessoria Comunicação publicado 18/10/2017 13h15, última modificação 21/10/2021 10h33

A Fundação de Estudos Sociais do Paraná (Fesp) foi homenageada, nesta quarta-feira (18), pela Câmara Municipal de Curitiba. Em 2017 a instituição de ensino completa 80 anos e, em decorrência desso marco, o professor Carlos Eduardo de Athayde Guimarães, atual presidente da Fesp, falou aos parlamentares em plenário sobre as expectativas da fundação. “Com 400 colaboradores e mais de 4 mil alunos, temos um propósito muito firme. Levarmos a Fesp ao centenário, aos 100 anos, e por isso queremos seguir crescendo”, disse Guimarães.

O presidente da Fesp foi saudado em plenário pelo presidente do Legislativo, Serginho do Posto (PSDB), pelo líder do prefeito na Câmara, Pier Petruzziello (PTB), e pela vereadora Julieta Reis (DEM), que em nome dos parlamentares fez um retrospecto da história da instituição, fundada em 1937, “por um grupo de professores da Escola Técnica de Comércio De Plácido e Silva”. “Eles tinham um sonho, que resultou na criação da então Faculdade de Ciências Econômicas do Paraná, a segunda instituição de ensino superior mais antiga do estado”, frisou a parlamentar.

“A instituição se transformou muito dos anos 1930 até hoje”, reconheceu Guimarães, afirmando que a Fesp teve o primeiro curso de Economia do Paraná, “antes mesmo da centenária UFPR”. O presidente da Fundação de Estudos Sociais estava acompanhado de seus pais, Maria do Carmo de Athayde Guimarães e Carlos Alberto Guimarães, que é membro do Conselho Superior da instituição. Os diretores administrativo-financeiro, Luiz Fernando da Costa, e acadêmico, Élcio Calegari, além de Marcos Nauffal (representando o ex-presidente da Fesp, Pery Suplicy de Almeida), Constantino e Maria Comninos, cônsul e vice-consulesa honorários da Grécia, integravam a comitiva, composta por gestores e professores da instituição.

Carlos Eduardo de Athayde Guimarães contou aos parlamentares que a Fesp está investindo na verticalização do ensino, no ensino fundamental, médio, pré-vestibular e EaD (Ensino a Distância), tendo recentemente adquirido o grupo Neo Master, em Ponta Grossa, e na internacionalização da formação superior, com convênios com os Estados Unidos e com o Japão para cursos de pós-graduação. Ele respondeu a perguntas dos vereadores Petruzziello, Felipe Braga Côrtes (PSD), Professora Josete (PT), Professor Euler (PSD), Tito Zeglin (PDT) e Mauro Bobato (Pode). Goura e Marcos Vieira, do PDT, contaram que chegaram a estudar na Fesp, mas deixaram a instituição antes de concluir os cursos, graduando-se em outras universidades.

O presidente da Fesp respondeu aos questionamentos, dizendo que a fundação tem parcerias com a Prefeitura de Curitiba, por exemplo, tendo adotado a Escola Municipal Omar Sabbag, e oferece gratuita e periodicamente cursos de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), “com o apoio do Tribunal de Justiça do Paraná”. Guimarães, que é cônsul honorário da Finlândia, falou de seu papel mediando acordos na área de educação para a cidade, que pode resultar na capacitação de professores da rede municipal de ensino. “Nossa área de responsabilidade social é muito forte”, destacou.

“Temos a principal arma de transformação da sociedade”, disse Guimarães, referindo-se à educação como uma ação que muda as pessoas para melhor. “É um desafio constante”, resumiu, convidando os vereadores para, no dia 16 de novembro, participarem da celebração de 80 anos da Fundação de Estudos Sociais. “Sabemos que muitos esforços foram feitos para a Fesp chegar aos 80 anos, uma marca que consolida a história da instituição que contribui muito com o município. Desejamos longevidade, trazendo resultados à sociedade”, finalizou Serginho do Posto.

Acompanharam a homenagem em plenário, além dos já citados, a coordenadora pedagógica  Adelaide La Banca; de recursos humanos, Clarice Mazon; do controle de patrimônio, Daniele Guimarães da Silva; do setor de apoio, Maria Nelícia Nascimento; do Ensino a Distância, Luciene Ferreira Iahn; do curso de bacharelado em Sistemas de Informação, Marco Bonato; do curso de Direito, Gilson Bonato; do curso de Comércio Exterior, Antonio Carlos Guiol; do núcleo de apoio psicopedagógico de inclusão, Fabiano de Melo; e de relações com o mercado, Jocimar Carvalho.

Também os professores Reinaldo Jair da Cruz, Paulo Sérgio Dubena, Lediane Rano Fernandes da Silva, João Cândido Pereira de Castro Neto, Gil Marcos Ferraro, Francisca Alcantara, Edson Luiz Dias e Bruna de Oliveira Cordeiro. A assessora comercial Cidinéia dos Santos e o assessor de imprensa Diogo Woiczack, assim como os demais, participaram da cerimônia no Legislativo.