Presidente da CBF recebe cidadania

por Assessoria Comunicação publicado 26/05/2010 14h00, última modificação 29/06/2021 12h01
“No Dia Nacional da Adoção, Curitiba adota Ricardo Teixeira como seu filho honorário”. Com esta frase, o líder do prefeito na Câmara Municipal, vereador Mario Celso Cunha (PSB), saudou Ricardo Teixeira, na entrega do título de cidadão honorário da capital paranaense ao presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A homenagem foi realizada na noite desta terça-feira (25), no plenário do Palácio Rio Branco.
Na opinião de Mario Celso, Curitiba fez justiça ao conceder a honraria ao homem que encontrou a entidade quase falida e a revigorou, conquistou títulos, fez o Brasil o país do futebol, valorizou atletas, ajuda a manter a seleção competitiva, criou a Copa do Brasil, dando oportunidade aos pequenos clubes, entre outros feitos em nome do esporte no Brasil. “Foi Ricardo Teixeira quem trouxe a seleção por três vezes para jogar em Curitiba, contribuiu para que Curitiba seja uma das subsedes da Copa de 2014, colocando a cidade no cenário mundial”, justificou.
Para Ricardo Teixeira, que recebeu o título das mãos de Mario Celso e do prefeito  Luciano Ducci,  a estrutura esportiva de Curitiba é uma das melhores do País. Por isso, conquistou o direito de receber a Copa em 2014, “por seus próprios méritos”, disse, destacando estar orgulhoso por ser indicado à cidadania de um município  como Curitiba. “Certamente, a seleção brasileira vai levar grandes lembranças da cidade ao embarcar para Brasília, nesta quarta-feira, e após seguir rumo à África do Sul”, considerou. Na opinião do presidente da CBF, Curitiba tem capacidade empresarial, infraestrutura e amor ao futebol, dentre outros quesitos, que a tornam habilitada para receber o maior evento esportivo do mundo.
O prefeito Luciano Ducci também usou a palavra para destacar o trabalho de Ricardo Teixeira frente à CBF e as conquistas para Curitiba no futebol. Agradeceu pela possibilidade de sediar jogos da Copa e ressaltou a parceria que deve ser mantida entre a prefeitura, Câmara de Vereadores e governo do Estado para que  ela se torne  realidade. O governador Orlando Pessuti também prestigiou a solenidade, que reuniu autoridades e imprensa de todos os cantos do país. Em seu discurso, Pessuti destacou que Teixeira é “um mineiro que superou barreiras e se tornou um vencedor no que faz”. O governador lembrou que o Paraná também se prepara para receber a Copa das Confederações, em 2013. “É preciso construir todas as condições para estruturar a cidade e o Estado”, considerou. Pessuti detalhou os investimentos e a estrutura que deve ser finalizada até a data limite imposta pela Fifa, para fazer jus à responsabilidade  assumida .
Autoridades
Presidida pelo vereador Tito Zeglin (PDT), a mesa diretiva da solenidade foi composta pelo governador Orlando Pessuti; ex-prefeito de Curitiba, Beto Richa; prefeito Luciano Ducci; Marcos Malucelli, presidente do Clube Atlético Paranaense; deputado federal Ricardo Barros (PP), deputada estadual Cida Borghetti (PP), representando a Assembleia Legislativa do Paraná; Helio Cury, presidente da Federação Paranaense de Futebol; Jair Cirino dos Santos, presidente do Coritiba Foot Ball Club, e vereador Roberto Hinça (PDT), representando o presidente do Paraná Clube, Aquilino Romani. Também prestigiaram a solenidade os vereadores Juliano Borghetti (PP), Valdemir Soares (PRB), Julião Sobota (PSC), Professor Galdino (PSDB), João do Suco (PSDB), Serginho do Posto (PSDB), Jair Cezar (PSDB), Caíque Ferrante (PRP), Algaci Tulio (PMDB), Noemia Rocha (PMDB), Omar Sabbag Filho (PSDB), Pedro Paulo (PT), Tico Kuzma (PSB), Denilson Pires (DEM), Renata Bueno (PPS) e Julieta Reis (DEM).