Presidente da Associação Amigos do HC recebe Cidadania Honorária de Curitiba

por João Cândido Martins | Edição e revisão: Alex Gruba — publicado 14/06/2024 16h37, última modificação 14/06/2024 16h37
Domingos Tarço Murta Ramalho foi também funcionário do Banco Central e presidente do Banestado, tendo viabilizado a instalação de indústrias no Paraná na década de 1990.
Presidente da Associação Amigos do HC recebe Cidadania Honorária de Curitiba

Domingos Tarço Murta Ramalho, presidente da Associação Amigos do HC, foi homenageado com o título de Cidadão Honorário de Curitiba. (Fotos: Carlos Costa/CMC)

Nesta quinta-feira (13), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizou uma solenidade com o objetivo de conceder o título de Cidadão Honorário a Domingos Tarço Murta Ramalho, presidente da Associação Amigos do Hospital de Clínicas. A cerimônia teve a presidência do vereador Tito Zeglin (MDB), primeiro-vice-presidente da Câmara. A iniciativa da homenagem foi do vereador Sabino Picolo (PSD), em associação com os vereadores Mauro Bobato (PP); Bruno Pessuti (Pode); Tico Kuzma (PSD); Herivelto Oliveira (Cidadania); Jornalista Márcio Barros (PSD), Rodrigo Reis (PL) e Tito Zeglin.

A mesa foi composta por Domingos Tarço Murta Ramalho; Diógenes Timo Silva, prefeito do município de Virgem da Lapa (MG); vereador Sabino Picolo; Antonio Gilberto Deggerone, presidente da Associação Comercial do Paraná; Orlando Pessuti, ex-governador do Paraná; Mário Pereira, ex-governador do Paraná; Antoninho Caron, presidente do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE); e Marcos Domakoski, presidente do Movimento Pró-Paraná.

Inscreva-se no canal da CMC no YouTube

 

 

Trajetória de sucesso à frente de instituições bancárias

Estamos outorgando a cidadania curitibana a Domingos Tarço Murta Ramalho, ou o ‘Murta’, como nós o conhecemos. Mineiro da cidade de Virgem da Lapa, nascido em 14 de outubro de 1942. Filho de José Ramalho de Oliveira, pequeno agricultor, e de Ismar de Oliveira, professora primária. Após se instalar em Curitiba, casou com Maria Regina, com quem teve três filhas, Fabiana, Georgiana e Tatiana, que lhe deram seis netos”, relatou o vereador Sabino Picolo.

Picolo contou que as atividades públicas de Murta tiveram início ainda na juventude, quando ele se tornou presidente da União dos Estudantes em Teófilo Otoni, cidade mineira próxima à cidade natal do homenageado. Posteriormente, mudou-se para o Rio de Janeiro, com o objetivo de cursar Engenharia. “Ele iniciou o curso, mas não terminou. Murta se formou, posteriormente, em Administração de Empresas pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná”, comentou Picolo. De acordo com o proponente da homenagem, Murta foi aprovado no primeiro concurso realizado para o preenchimento de vagas no Banco Central.

A partir disso, Murta construiu uma trajetória de sucesso no universo das instituições bancárias, tendo iniciado no Banco da Bahia S.A., hoje Banco Bradesco. Foi também diretor-conselheiro responsável pelo Banco de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina; vice-presidente do Fundo de Desenvolvimento Econômico do Paraná (FDE); presidente do Banco do Estado do Paraná S.A.; presidente da Paraná Investimentos S.A.; e diretor-financeiro do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). 

À frente de algumas destas instituições, Murta desempenhou papel fundamental nos financiamentos de projetos de implantação dos Parques Industriais dos Estados de Santa Catarina e Paraná. Como presidente do Banco do Estado do Paraná S.A., fundou a primeira empresa de capitalização de bancos públicos do Brasil: a Capitaliza - Empresa de Capitalização S.A”, assinalou o vereador.

Na presidência da Amigos do HC, renovou a entidade e criou programas sociais

Picolo lembrou que Murta exerceu a vice-presidência financeira do Movimento Pró-Paraná (MPP) entre os anos de 1999 e 2009 e foi presidente do Centro Integração Empresa e Escola do Paraná (CIEE/PR) entre 2018 e 2022, tendo elevado os números de atendimentos dessa entidade. O homenageado é, também, vice-presidente da Associação Comercial do Paraná desde 2023.

Inquieto, Murta aceitou o desafio de administrar a Associação Amigos do HC. Desde então, tem prestado contribuições à instituição, tais como: aquisição de insumos emergenciais, modernização de equipamentos, com a entrega de 20 respiradores por ocasião da pandemia; reforma de instalações como o setor de nutrição, que produz 2,5 mil refeições diárias para atender pacientes e profissionais que atuam na unidade hospitalar; e a reforma do Hospital Victor Ferreira do Amaral”, disse o vereador.

Sabino Picolo também ressaltou as atividades sociais desenvolvidas por Murta na presidência dos Amigos do HC, como é o caso do programa social Dedica, voltado à defesa dos direitos das crianças e adolescentes e o Centro de Direitos à Vida da Pessoa Idosa (Cedivida).

Mineiro de Virgem da Lapa (MG)

Prefeito de Virgem da Lapa (MG), a cidade natal do homenageado, Diógenes Timo Silva disse que a cidade mineira precisa de mais pessoas como Murta. “Nossa região é pobre, uma das mais pobres do Brasil. Imagino que os senhores conheçam ou já tenham ouvido falar no Vale do Jequitinhonha. Lá não há apoio ou política públicas. A escolaridade e a saúde são precárias e o povo tem de lutar por dias melhores”, afirmou.

O prefeito também exaltou o esforço e a coragem de Murta Ramalho. “Assim como Murta, tem muitos por lá, mas ele não têm oportunidades. Saúdo você, Murta, que hoje é prestigiado nessa Casa de Leis de Curitiba com a presença de três ex-governadores do Paraná”, concluiu Diógenes.

Amigos do HC

Domingos Tarço Murta Ramalho, atual presidente da Associação Amigos do Hospital de Clínicas, agradeceu a presença e todos em especial a de Borges da Silveira, ex-ministro da saúde. O homenageado lembrou de sua chegada em Curitiba e destacou duas pessoas que acreditaram no seu potencial: Miguel Salomão, que foi seu colega no Banco Central, e Jaime Lerner. “Devo a eles profunda gratidão”, disse.

Murta fez um breve retrospecto de sua vida profissional, destacando a instalação de empresas no Paraná durante a gestão Lerner, a presidência do CIEE, seu apoio e envolvimento com o Movimento Pró-Paraná e a ocupação de uma das vice-presidências da Associação Comercial do Paraná. Atualmente, ele ocupa a presidência da Associação dos Amigos do HC, uma entidade da sociedade civil sem fins lucrativos e que atua na defesa de direitos e na promoção da saúde, tendo um compromisso com a melhoria da qualidade dos pacientes Sistema Único de Saúde (SUS).

A associação presta suporte financeiro ao hospital para a aquisição de equipamentos de alta tecnologia, insumos, assim como a ampliação e a reforma das instalações físicas. A associação atua no sentido de beneficiar tanto pacientes como colaboradores, além de promover o ensino e a pesquisa no HC, que hoje é o terceiro maior hospital universitário do Brasil”, afirmou o homenageado.

Outra iniciativa da associação, lembrada por Murta, foi o programa Dedica, voltado à defesa e proteção da infância e da adolescência, com atendimentos especializados para interromper o ciclo da violência nos ambientes familiares. Ele ainda ressaltou o Cedivida, que busca ressignificar o processo de envelhecimento de forma ativa e saudável: “A associação valoriza a vida e promove a assistência social e o acesso à saúde de forma igualitária e humanizada.

Outras presenças

Também estavam presentes: Julieta Reis, ex-vereadora; Márcia Schier, administradora do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) e ex-vereadora; Luiz Antônio Fayet, ex-presidente do Banestado; Luiz Carlos Borges da Silveira, ex-ministro da saúde; Maria Inês Pierin Borges da Silveira, presidente da Academia de Cultura de Curitiba; Graciela Ines Bolzón de Muniz, vice-reitora da UFPR; Gláucio Geara, ex-presidente da ACP; Paulo Mourão, vice-presidente da ACP; Rafael de Lala, presidente do Pro Tempore; Nelson Alves Júnior, coordenador e gestor executivo de cidades educadoras da Secretaria Municipal de Educação (SME); Eliseu Prado, vice-presidente da ACP; Ricardo Cansian Netto, vice-presidente da ACP; Edelcio Jacomassi, superintendente da Associação Amigos do HC; Jurandir Souza Júnior, desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR); Renato de Souza Belo, membro do Conselho Consultivo do Clube Curitibano; Railson Henneberg, gerente administrativo do Hospital de Clínicas; Jackson Pitombo, ex-superintendente do Banco Central; Estefano Landowski; Terezinha Pereira Abage, representando Paulo Roberto de Oliveira, presidente do Clube Curitibano; Rafaela Lupion, presidente do Conseg Centro; Rui Gerson Brandt, presidente do Sindicato das Indústrias de Papel, Celulose e Pasta de Madeira para Papel Papelão e de Artefatos de Papel e Papelão no Estado do Paraná (Sinpacel); Cleverson Marinho Borges Teixeira; Camilo Turmina, ex-presidente da ACP; Fernando Fontana; Daniel Fila, vice-presidente da ACP; Eduardo Sarmento, vice-presidente da ACP. Além deles prestigiaram o homenageado: Oriovisto Guimarães, senador do Paraná; Cida Borghetti, ex-governadora do Paraná; e o deputado estadual Ney Leprevost.

Veja fotos da homenagem no Flickr da CMC

 

13/06/2024 - Cidadão Honorário de Curitiba - Domingos Tarço Murta Ramalho