Presidência da Câmara de Curitiba é de Tito Zeglin até o dia 12 de novembro

por José Lázaro Jr.| Revisão: Ricardo Marques — publicado 06/11/2023 10h50, última modificação 06/11/2023 11h10
Em viagem oficial ao exterior, Marcelo Fachinello integra a comitiva de Curitiba que participa da Smart City World Expo na Espanha.
Presidência da Câmara de Curitiba é de Tito Zeglin até o dia 12 de novembro

Tito Zeglin assume interinamente presidência da CMC até dia 12. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Durante esta semana, o vereador Tito Zeglin (PDT) será o presidente interino da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Ele substitui Marcelo Fachinello (Pode), que está em viagem oficial ao exterior, compondo a comitiva da capital que participa da Smart City World Expo 2023, na cidade de Barcelona, na Espanha. O evento acontece de 6 a 9 de novembro e é considerado o maior encontro de cidades inteligentes do mundo. Fachinello acompanha o prefeito Rafael Greca na viagem, com volta programada para o dia 13.

“A viagem inclui visitas técnicas e reuniões com representantes da Rede C40, autoridades e empresários locais. A Smart City World Expo é um dos mais importantes eventos de inovação do mundo e é uma oportunidade para o estreitamento de laços estratégicos com parceiros internacionais, buscando atrair investimentos e o fortalecimento do ecossistema empresarial”, justifica Fachinello, no requerimento que comunica a viagem (041.00008.2023).

Fachinello destaca que “Curitiba ocupará papel de destaque nessa edição do evento, por estar entre as seis finalistas do prêmio World Smart City Awards 2023, após uma disputa com 63 cidades de diversos países”. “Vou a Barcelona atender ao convite da Feira de Inovação, em que Curitiba já foi, por quatro vezes, premiada entre as seis cidades mais inteligentes do mundo”, registrou, com otimismo, Rafael Greca, na divulgação institucional da Prefeitura de Curitiba.

É o quinto ano em que Curitiba está entre as seis finalistas do prêmio principal do World Smart City Awards 2023, tendo sido selecionada entre 63 países. Também estão na disputa da categoria: Barranquilla (Colômbia); Izmir (Turquia); Makati (Filipinas); Cascais (Portugal) e Sunderland (Inglaterra). Pensado para destacar cidades que tenham estratégias globais combinando projetos, iniciativas e implementações de políticas para os cidadãos, o prêmio será entregue no dia 8 de novembro, como parte da programação do evento.