Preservação ambiental é valorizada na Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 19/05/2008 18h55, última modificação 21/06/2021 10h08
Pessoas e entidades não governamentais curitibanas que se destacaram em ações a favor de interesses ecológicos durante o ano passado foram indicadas pelos vereadores para receberem o Prêmio Ecologia e Ambientalismo. O projeto de lei  que concede a honraria foi aprovado nesta segunda-feira (19), em segunda votação. É de autoria da Comissão de Educação e Cultura, permitindo aos parlamentares o direito de apontar uma pessoa que tenha contribuído efetivamente para o desenvolvimento da cidade com relação à conscientização e preservação do meio ambiente e assuntos ecológicos, como poluição, reciclagem e saúde ambiental. A proposta é apresentada anualmente.
Na opinião do presidente do Legislativo, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), a data é uma oportunidade de conscientização sobre o tema, que considera fundamental para cidade e qualidade de vida da população. “Precisamos discutir sempre os problemas que envolvem o meio ambiente e fazer o possível para sua conservação. A luta é diária”, afirmou, ao se referir a medidas simples como a separação de lixo, reciclagem e economia de água. Derosso acredita que se as pessoas pensarem “globalmente e agirem localmente” são capazes de contribuir em grande escala para  a recuperação e preservação dos recursos naturais. Para o vereador, o meio ambiente não se restringe ao ambiente físico e biológico, mas às relações sociais, econômicas e culturais. “O objetivo é sempre trazer reflexões que despertem na população a preocupação com o equilíbrio ambiental”, finalizou o presidente.
Indicados
Os homenageados desse ano são Alfredo Vicente de Castro Trindade, Dário Alberto Pires Castro, Denise Pinheiro Francisco, professor Dimas De Mello Braga, João Barbosa Ramos, Jorge Assis Modesto Pereira Da Silva, Liana Márcia Justen, Loba do Mar Consultoria, Despachante e Cursos Náuticos, professora Maria do Rosário Knechtel, Marilice Zaleski, Nelton Miguel Friedrich, professor Nicolau Leopoldo Obladen, Otavio Luis de Brito Malucelli, Priscilla Marques Arruda, Samanta Pineda, Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental, Volvo do Brasil e Zuleica Nycz.