Preparativos da Copa de 2014 mobilizou vereadores de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 29/12/2011 15h05, última modificação 13/08/2021 08h40
O vereador Pedro Paulo (PT), presidente da Comissão da Copa de 2014 da Câmara de Curitiba, comemorou os resultados alcançados em 2011 pelo grupo de parlamentares destacados para acompanhar a preparação da cidade para o grande evento internacional. “A comissão cumpriu o seu papel de interagir com a comunidade, promovendo dez audiências públicas, e de representar o município na organização nacional, participando de eventos voltados ao planejamento da Copa”, declarou.
Durante este ano, os vereadores estiveram em reuniões das câmaras temáticas organizadas pelo governo federal, participaram de treinamentos de segurança da Polícia Militar, conversaram com empresas interessadas no evento, vistoriaram obras no aeroporto Afonso Pena, reuniram-se com a presidência do Clube Atlético Paranaense e com Mário Celso Petraglia, integrante da Sociedade de Propósito Específico criada para administrar a reforma no estádio, além das visitas aos estádios e campos de treinamento que poderão hospedar seleções estrangeiras durante a competição.
Audiências públicas
Para o presidente da comissão, as reuniões nos bairros da cidade serviram para democratizar o acesso às informações sobre as grandes obras que serão realizadas e receber sugestões e críticas ao processo de preparação. “O que foi debatido nas regionais foi levado ao secretário municipal da Copa 2014, Luiz de Carvalho. Também defendemos que os curitibanos vejam a Copa como uma oportunidade, de forma positiva. As obras de mobilidade, por exemplo, só estão acontecendo agora por causa do evento. Estarão prontas em 2013 em função da Copa”, argumentou Pedro Paulo. Representantes do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) compareceram às audiências, atualizando os dados conforme as etapas de elaboração dos projetos eram concluídas.
“A audiência com as centrais sindicais serviu, por exemplo, para prestarmos atenção aos contratos de trabalho que serão firmados a partir do ano que vem nas obras do PAC. Buscamos junto à prefeitura de Curitiba, que é a responsável pelas licitações, alguma garantia de que os direitos trabalhistas e os operários serão respeitados durante a realização das obras”, afirmou Pedro Paulo.
Comprometimento
A Câmara Municipal está envolvida diretamente com a realização do evento. O ex-vereador Mario Celso Cunha deixou a presidência da comissão para assumir a secretaria especialmente criada para coordenar a realização da Copa de 2014 em Curitiba, nomeado pelo governador Beto Richa. Algaci Túlio (PMDB) ocupou o mesmo cargo durante a gestão de Orlando Pessuti. A utilização do instrumento do potencial construtivo para a conclusão do Estádio Joaquim Américo, que sediará os jogos em Curitiba, também foi decidida pelos vereadores da capital.
“Em 2012, vamos dedicar atenção à educação desportiva e às políticas públicas do setor, acompanhando o que vem sendo realizado e onde elas podem sofrer mudanças para atender melhor à população da capital”, adiantou o presidente da comissão. Além de Pedro Paulo, integram a comissão os vereadores Juliano Borghetti (PP), relator; Aladim Luciano (PV), Jair Cézar (PSDB), Jorge Yamawaki (PSDB), Julião Sobota (PSC), Julieta Reis (DEM), Valdemir Soares (PRB), Renata Bueno (PPS), Roberto Hinça (PSD), Serginho do Posto (PSDB) e Zezinho do Sabará (PSB).