Prêmios Servidor Padrão e Pablo Neruda de Direitos Humanos aprovados em 2º turno
Com a pandemia, as sessões da CMC são híbridas, presencial e por videoconferência. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
As indicações dos vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) para o Prêmio Servidor Público Padrão e para o Prêmio Pablo Neruda de Direitos Humanos foram aprovadas, em segundo turno, nesta quarta-feira (20). As iniciativas são de autoria da Comissão de Educação, Cultura e Turismo, que regimentalmente é encarregada de verificar se as homenagens dadas pela CMC a cidadãos, empresas e entidades sociais cumprem os requisitos estipulados pela lei complementar 109/2018.
A CMC ratificou as 25 indicações dos vereadores ao Prêmio Servidor Público Padrão (096.00001.2021), que desde 2003 destaca servidores e empregados públicos, ativos ou inativos, que tenham se destacado por seu trabalho. Também confirmou os nomes dos 21 homenageados com o Prêmio Pablo Neruda de Direitos Humanos (107.00001.2021), que é uma distinção criada em 2004 para apoiar pessoas ou entidades não governamentais que tenham se destacado pelo trabalho em prol da liberdade ideológica, de credo religioso, de opinião, pela democracia e pela justiça social.
Com o aval do plenário, agora a Diretoria de Cerimonial agendará as datas para a realização das sessões solenes nas quais os prêmios serão entregues à sociedade. A lei municipal sugere, mas não obriga, que o Prêmio Servidor Padrão seja entregue anualmente na data de 1º de maio, que é Dia do Trabalho, e que o Prêmio Pablo Neruda seja entregue no 10 de dezembro, que é o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Apenas duas vereadoras não votaram a favor das propostas, Amália Tortato e Indiara Barbosa, ambas do Novo, optando pela abstenção, já que discordam da CMC cumprir esse papel de certificar pessoas e entidades de destaque.
Segundos turnos
Nesta quarta-feira, os vereadores de Curitiba também confirmaram, em segundo turno, a autorização para o Executivo alienar terreno com 56,78 m², no Hauer, avaliado em R$ 79 mil (005.00146.2021). A iniciativa teve 32 votos favoráveis, 1 contrário e duas abstenções, sendo que a discussão aconteceu em plenário na véspera (leia mais). A declaração de utilidade pública à Associação Além da Visão (014.00010.2021), dedicada às pessoas com deficiência visual, pleiteada por Ezequias Barros (PMB), recebeu votação unânime no segundo turno.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba