Prêmio revela nível de bons negócios, diz vereador

por Assessoria Comunicação publicado 18/11/2011 16h55, última modificação 12/08/2021 16h31
Para o vice-líder da bancada tucana na Câmara Municipal de Curitiba, vereador Francisco Garcez, o Prêmio Prefeito Empreendedor "revela o nível de bons negócios que Curitiba pode gerar para a qualidade de vida socioeconômica da população".
A afirmação fez parte de pronunciamento de Garcez no plenário do Legislativo, nesta semana. Ele ressaltou a entrega do prêmio pelo Sebrae ao prefeito Luciano Ducci, que aconteceu durante a Convenção da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná, em Foz do Iguaçu, recentemente. Durante o evento, Ducci e o governador Beto Richa assinaram termo de cooperação para que o Paraná também lance o programa Bom Negócio a todos os demais municípios.
O programa Bom Negócio foi criado pela Agência Curitiba de Desenvolvimento em 2005, capacitando, desde então, mais de 12 mil empreendedores e gerando 3.500 empregos diretos. O vice-líder tucano estima que o Estado deve capacitar mais de 30 mil empreendedores nos próximos três anos, por meio de universidades estaduais e de parceiros estratégicos.
Ao citar o nível de bons negócios para Curitiba, Garcez estava se referindo ao ID MPE (Índice de Desenvolvimento Municipal para as Micro e Pequenas Empresas), indicador que visa medir e avaliar o ambiente de negócios favorável ao empreendedorismo, incorporando as dimensões do desenvolvimento empresarial, mercadológico e institucional, que tem como propósito orientar as estratégias e políticas locais de promoção econômica, captando as condições de cada município para promoção de micro e pequenas empresas.
Prêmio
Realizado de dois em dois anos, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor é concedido a prefeitos e administradores que tenham implantado projetos, com resultados mensuráveis, de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de micro e pequenas empresas. Desta forma, o Sebrae reconhece a capacidade administrativa destes gestores e os projetos e ações em favor do desenvolvimento de micro e pequenas empresas em seus municípios. Por meio do prêmio, os prefeitos têm a oportunidade de dar visibilidade às suas realizações. A satisfação da população e a ampliação de parcerias que fomentarão novas perspectivas de crescimento e desenvolvimento para a realidade municipal são também outras vantagens da premiação, dividida nas etapas estadual e nacional. Na etapa nacional, em abril de 2012, o programa Bom Negócio vai representar o Paraná entre diversos concorrentes do país. Serão 11 prêmios, sendo seis destaques temáticos e cinco regionais.
A disputa do programa curitibano "foi acirrada", conforme Garcez, explicando que "a capital paranaense concorreu com outros 70 bons empreendimentos econômicos de prefeituras inscritas em diversas categorias". Criado em 2001, o prêmio chega à sua 7ª edição com a intenção de multiplicar as boas experiências aplicadas pelos prefeitos a outros gestores públicos no exercício de suas funções.