Prêmio para músicos será entregue nesta quinta

por Assessoria Comunicação publicado 21/11/2007 16h35, última modificação 18/06/2021 08h03
Personalidades locais que mais se destacaram nas áreas ligadas às atividades musicais serão homenageadas nesta quinta-feira (22), na Câmara de Curitiba, com o Prêmio João Batista Gnoato. A cerimônia será realizada a partir das 20h, no plenário do Palácio Rio Branco. A solenidade marca o Dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos.
Os homenageados são Alberto Battistella, indicado pelo vereador Jair Cézar (PSDB), formado em canto superior pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná; maestro Álvaro Nadolny (vereador Pedro Paulo – PT), regente do coral da Universidade Federal do Paraná, graduado em Educação Artística – Música pela UFPR, com especialização em regência, contraponto e harmonia; Aramides Eugênio Biazetto (Mario Celso Cunha - PSB), conhecido como Carbureto, músico há quase 40 anos, que atua com o grupo Sam Jazz Quintet há 26 anos e há 24, com a Banda Lyra. É presidente da Ordem dos Músicos do Brasil.
Outros
Banda Lefigarroo (Roberto Hinça – PDT) tem 10 anos de estrada, quatro CDs independentes e mais de 80 mil cópias vendidas; Banda Os Metralhas Beatles Again (Zé Maria – PPS) formada nos anos 60. Sobreviveu a todos os movimentos e modismos do mercado musical. Do Cavern Club, em Liverpol, ao grande auditório do Teatro Guaíra, Os Metralhas mantém acesa a chama do lendário quarteto inglês, tornando-se referência nacional do gênero musical dos Beatles.
Carlos Careqa (Julieta Reis – DEM) é músico autodidata, aprendeu as primeiras noções de violão e canto no Seminário dos Padres Salesianos, em Ponta Grossa, desenvolveu inúmeras trilhas sonoras para peças de teatro e atua no mercado publicitário desde 1986, com 80 filmes publicitários em seu repertório; Ciro Morais e Banda (Valdenir Dias – PSB) participou de festivais de MPB em Curitiba e foi vencedor cinco vezes consecutivas como intérprete na Escola de Samba Mocidade Azul.
Regente
Denise Sartori (João do Suco – PSDB) é mezzo-soprano, concluiu curso de pós-graduação e mestrado no Royak Northern Colleg of Music, na Inglaterra; Grupo Criatividade Verbal (Luizão Stellfeld - PCdoB) realiza shows recreativos, culturais e beneficentes desde 2003. Joel Pereira Pardinho (Jorge Bernardi – PDT) ingressou na Banda Harmonia Celeste da Igreja Assembléia de Deus.
Maestro Mario Garau (Paulo Salamuni – PV) é fundador e regente de 42 corais em Curitiba, entre eles do Colégio Estadual do Paraná, da Universidade Federal do Paraná e dos clubes Curitibano, Thalia e Círculo Militar; Miriam Rose Pessanha de Souza (Pastor Gilso de Freitas – PSDB) começou a cantar na década de 80. Tem sete CDs gravados. Ori Stoco (Angelo Batista - PP) é presidente da Escola de Cantores São Pio X.
Rafael Sabini (Felipe Braga Côrtes – PSDB) iniciou sua carreira musical aos 6 anos. Gravou o primeiro CD aos 14. Ricardo Herrmann (Dona Lourdes – PSB), pós-graduada em história da arte – música na Escola de Música e Belas Artes do Paraná; Rodrigo Cavalheiro Falcão (Serginho do Posto – PSDB) participou de diversas bandas. Freqüentou a Escola Shalon de Música e a Escola Mozart, e Wagner Rodrigo Weber (Tito Zeglin – PDT), músico atuante na equipe de músicos da Igreja São José do Capão Raso desde 1995 e tecladista do Grupo Exodus.
Ex-presidente
Além de reconhecer o talento dos profissionais, a iniciativa homenageia o ex-vereador e presidente da Câmara de Curitiba, João Batista Gnoato, falecido há um ano.