Prêmio Papa João Paulo II será entregue nesta quinta-feira
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promove a sessão solene na próxima quinta-feira (31) para a entrega do tradicional Prêmio Papa João Paulo II. Regulamentada pela lei complementar 109/2018, a honraria é destinada a pessoas ou entidades que tenham se destacado em atividades de apoio às causas defendidas pela Igreja Católica. Na edição de 2023, o prêmio será entregue a 20 homenageados.
Os nomes definidos pelo Legislativo para serem agraciado este ano constam no decreto legislativo 03/2023, aprovado pelos vereadores em maio. As indicações apresentadas por 20 dos 38 vereadores passaram pelo crivo da Comissão de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer e, depois, pelo plenário.
Serão homenageados nesta semana: Anderson Augusto Pariz, indicado por Jornalista Márcio Barros (PSD); Carlos Montovani Witkowsky, de Rodrigo Reis (União); Celoir de Fátima Gonçalves Vieira (Irmã Celoir), de Mauro Ignácio (União); Cleberson Adriano Evangelista, escolhida por Noemia Rocha (MDB); Cristina Silveira de Oliveira, homenageada de Giorgia Prates - Mandata Preta (PT); Fatima Conceição Ribeiro Dumas, de Marcelo Fachinello (Pode); Fernando Antônio Prazeres, indicado de Professor Euler (MDB); Francisco de Assis dos Anjos, de Leonidas Dias (Solidariedade); e Francisco Miguel, de Herivelto Oliveira (Cidadania).
Também receberão o prêmio: Gessé Edson Gonçalves, indicado por Ezequias Barros (PMB); James Mwaura Mbugua, homenageado de Sidnei Toaldo (Patriota); José Vilmar Rodrigues Carvalho, de Angelo Vanhoni (PT); Lar Santa Mãe Junshin, de Nori Seto (PP); Luciene Correia de Melo, escolhida por Professora Josete (PT); Marcelo de Souza, de Alexandre Leprevost (Solidariedade); Mario Alberto da Silva, de João da 5 Irmãos (União); Rodrigo Amâncio, homenageado de Tico Kuzma (PSD); Rosalvo de Moura Jorge, de Oscalino do Povo (PP); Santuário Nossa Senhora de Fátima, indicação de Tito Zeglin (PDT); e Sueli Maria Borges, de Marcos Vieira (PDT).
Sessões solenes
As sessões solenes, segundo o Regimento Interno do Legislativo de Curitiba, são convocadas para a entrega de honrarias e de “outras homenagens que a Câmara Municipal entender relevantes”. Também são realizadas para dar posse ao prefeito e ao vice-prefeito do Município, instalar legislaturas e comemorar fatos históricos.
A concessão de títulos e prêmios, na CMC, é regulamentada pela lei complementar 109/2018. As honrarias, segundo a legislação municipal, são entregues “sem preconceito de cor, raça, crença ou idade” a cidadãos de destaque em suas áreas e que tenham prestado relevantes serviços à comunidade curitibana.
A solenidade será transmitida pelas redes sociais da Câmara: noYouTube, no Facebook e no Twitter. Clique aquipara ver todas as sessões solenes já realizadas em 2023.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba