Prêmio "Papa João Paulo II" é entregue no Palácio Rio Branco

por Assessoria Comunicação publicado 15/05/2014 08h45, última modificação 24/09/2021 07h40

Nesta quarta-feira (14), a Câmara de Curitiba entregou o Prêmio “Papa João Paulo II” a sete personalidades e entidades que dão apoio a causas defendidas pela Igreja Católica. A sessão solene foi conduzida por Paulo Salamuni (PV), presidente do Legislativo. Na cerimônia, também foi exibido vídeo da visita do Papa João Paulo II a Curitiba, em 1980.

A honraria é entregue desde 2006 para destacar o trabalho voluntário desenvolvido por católicos. Karol Józef Wojtyła, nome de batismo de João Paulo II, esteve à frente da Igreja Católica de 1978 a 2005, quando faleceu. Em dezembro de 2009, foi proclamado “venerável” pelo Papa Bento XVI. Sua beatificação aconteceu em maio de 2011, também pelo seu sucessor. E, em 27 de abril deste ano, foi declarado santo – juntamente com o Papa João XXII – pelo Papa Francisco.

“Esta distinção foi criada após a morte do papa. Não à toa, ele é reconhecido como católicos e não católicos com uma das personalidades de maior influência do último século. Em 26 anos de papado, ele escreveu seu nome na história da humanidade. Foi uma figura familiar em todo o mundo, capaz de atrair multidões. "Falo em nome dos que não têm voz", dizia João Paulo II”, lembrou o vice-presidente do Legislativo, Tito Zeglin (PDT).

“O papado de João Paulo II foi muito tocante, muito singelo e muito sincero. A entrega, a doação e o trabalho voluntário dos católicos precisam ser reconhecidos. Curitiba, o Paraná e o Brasil, seriam menos do que são sem a presença dos católicos”, complementou o presidente da Câmara, Paulo Salamuni (PV).

Homenageados
Sete personalidades e entidades foram agraciadas com o prêmio. Indicado pela vereadora Dona Lourdes (PSB), o Asilo São Vicente de Paulo foi representado pelo padre José Aparecido Pinto. A instituição foi fundada em 1926, para acolher pessoas em situação de risco. Atualmente, atende mulheres e idosos com diferentes necessidades e graus de dependência.

Tito Zeglin homenageou a Congregação Mariana de Jovens da Catedral. A entidade atua em Curitiba desde 1914 e é voltada à formação religiosa, cultural e educativa de seus membros e à assistência social às pessoas carentes. Paulo Rink (PPS), por sua vez, indicou o padre Lourenço Biernaski. Sacerdote deste 1954, ele foi secretário e conselheiro provincial de Curitiba e professor na Escola Diaconal.

Natálio Fornasier foi o homenageado de Felipe Braga Côrtes (PSDB). Foi ordenado padre em 1963 na Congregação dos Padres Xaverianos em Parma, na Itália. Desde 2004, atua em Curitiba, onde fundou o Instituto Bom Pastor. Julieta Reis (DEM) indicou Denise Cubas: auxiliar da Paróquia Nossa Senhora das Dores, na Igreja dos Passarinhos.

Os indicados de Serginho do Posto (PSDB) foram o casal Eliezer de Paulo Dam e Lucinete Quaresma Dam. Desde 2006, eles participam do Encontro de Casais com Cristo da Paróquia Rosário do Belém e atuam em outras duas paróquias, do setor Boqueirão, na realização desses encontros. Por fim, Chico do Uberaba (PMN) homenageou a Instituição Ossa (Obra Social Santo Anibal). A entidade atua na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, atendendo crianças e adolescentes em contraturno.

Em nome dos agraciados, Lourenço Biernaski destacou a trajetória de João Paulo II. Para ele, sua obra em prol dos pobres e desfavorecidos é exemplo para os católicos em todo o mundo. “Há poucos dias, o mundo estava voltado para Roma. Pela primeira vez, dois papas foram canonizados santos: João XXIII e João Paulo II. Tive o privilégio de conhecê-los pessoalmente. Quero agradecer ao presidente Salamuni e à Câmara Municipal por aprovarem os nossos nomes, por reconhecerem as grandes obras que são feitas para a nossa cidade”, disse.

Autoridades presentes
A mesa de honra foi composta por Paulo Salamuni; pelos vereadores Tito Zeglin, Chico do Uberaba, Julieta Reis, Dona Lourdes e Serginho do Posto; pelo padre José Aparecido Pinto, representando o arcebispo metropolitano de Curitiba, Dom Moacyr José Vitti; por José Gorski, representando o prefeito Gustavo Fruet; por Velocino Bruck Fernandes, representante do administrador regional da Matriz, Mauricio Figueiredo Lima Neto; e pelo ex-vereador Paulo Frote.