Prêmio Pablo Neruda será entregue nesta quarta na Câmara de Vereadores

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 06/12/2022 17h40, última modificação 07/12/2022 08h24
Ao todo, 23 personalidades serão homenageadas pelo Legislativo.
Prêmio Pablo Neruda será entregue nesta quarta na Câmara de Vereadores

As sessões solenes da CMC são realizadas no Palácio Rio Branco. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta quarta-feira (7), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promove sessão solene para a entrega de mais um Prêmio Pablo Neruda de Direitos Humanos. Este ano, serão 23 pessoas homenageadas, cujas indicações foram aprovadas pelo plenário do Legislativo em setembro (decreto municipal 10/2022). A solenidade será às 19h30, com transmissão ao vivo pelas redes sociais.

A premiação é entregue pela CMC desde 2004 – quando foi instituída pela lei municipal 11.258/2004, já revogada – e hoje está regulamentada pela lei complementar 109/2018. A honraria é destinada a pessoas físicas ou jurídicas não governamentais que tenham se destacado na luta pelo direito à liberdade ideológica, de credo religioso, de opinião, pela democracia e pela justiça social no Município de Curitiba.

Este ano, a CMC vai homenagear 22 personalidades e 1 entidade, indicadas por 23 dos 38 vereadores e vereadoras de Curitiba, conforme o projeto de decreto legislativo de iniciativa da Comissão de Educação, Cultura e Turismo (107.00001.2022). Na relação dos homenageados estão: Ariane Santos, indicada de Professor Euler (MDB); Claudia Regina Martins Estorilio, homenageada de Tico Kuzma (Pros); Eryka Maria Bonfim Oliveira Souza, de Ezequias Barros (PMB); Fábio Ribeiro Brandão, escolhido por Herivelto Oliveira (Cidadania); Francisco de Assis Ferreira, por Sidnei Toaldo (Patriota); e José Carlos Cal Garcia Filho, por Marcelo Fachinello (PSC).

Completam a lista de indicados: José Manoel Gonzalez, de Osias Moraes (Republicanos); Juliano Gasparetto, indicado por Jornalista Márcio Barros (PSD); Lucas Siqueira, de Hernani (PSB); Leonardo Petrelli Neto, de Denian Couto (Pode); Marcelo Trevisan Karpinski, homenageado por Leonidas Dias (Solidariedade); Maria Aparecida Blanco de Lima, por Carol Dartora (PT); Metropolia Católica Ucraniana São João Batista, indicada por Tito Zeglin (PDT); Nilo de Oliveira, por João da 5 Irmãos (União); Odacyr Carlos Prigol, de Sargento Tânia Guerreiro (União); Rafaela Espósito de Carvalho Ribeiro, de Marcos Vieira (PDT); Thiago Rafael Vieira, escolhido por Pastor Marciano Alves (Solidariedade); Vanessa Rossi Della Matta, por Zezinho Sabará (União); e Viviane de Souza Vicentin, de Dalton Borba (PDT).

40 anos da Gibiteca
Na quinta-feira (8), às 19h, a CMC promove outra solenidade, em homenagem aos 40 anos da Gibiteca da capital. A iniciativa é do gabinete parlamentar de Serginho do Posto (União), conforme requerimento (061.00040.2022), aprovado pelo plenário em 24 de outubro. Inaugurada em 1982, a Gibiteca é um centro cultural, educacional e social dos quadrinistas, ilustradores, caricaturistas, pesquisadores, professores, estudantes, jogadores de RPG, leitores e apreciadores de todas essas linguagens. 

Sessões solenes
As sessões solenes, segundo o Regimento Interno do Legislativo de Curitiba, são convocadas para a entrega de honrarias e de “outras homenagens que a Câmara Municipal entender relevantes”. Também são realizadas para dar posse ao prefeito e ao vice-prefeito do Município, instalar legislaturas e comemorar fatos históricos.

A concessão de títulos e prêmios, na CMC, é regulamentada pela lei complementar 109/2018. As honrarias, segundo a legislação municipal, são entregues “sem preconceito de cor, raça, crença ou idade” a cidadãos de destaque em suas áreas e que tenham prestado relevantes serviços à comunidade curitibana. A solenidade desta quarta será às 19h30, com transmissão pelas redes sociais: no YouTube, no Facebook e no Twitter. Clique aqui para consultar todas as solenidades já realizadas em 2022.