Prêmio Pablo Neruda será entregue nesta quarta na Câmara de Vereadores
Nesta quarta-feira (7), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promove sessão solene para a entrega de mais um Prêmio Pablo Neruda de Direitos Humanos. Este ano, serão 23 pessoas homenageadas, cujas indicações foram aprovadas pelo plenário do Legislativo em setembro (decreto municipal 10/2022). A solenidade será às 19h30, com transmissão ao vivo pelas redes sociais.
A premiação é entregue pela CMC desde 2004 – quando foi instituída pela lei municipal 11.258/2004, já revogada – e hoje está regulamentada pela lei complementar 109/2018. A honraria é destinada a pessoas físicas ou jurídicas não governamentais que tenham se destacado na luta pelo direito à liberdade ideológica, de credo religioso, de opinião, pela democracia e pela justiça social no Município de Curitiba.
Este ano, a CMC vai homenagear 22 personalidades e 1 entidade, indicadas por 23 dos 38 vereadores e vereadoras de Curitiba, conforme o projeto de decreto legislativo de iniciativa da Comissão de Educação, Cultura e Turismo (107.00001.2022). Na relação dos homenageados estão: Ariane Santos, indicada de Professor Euler (MDB); Claudia Regina Martins Estorilio, homenageada de Tico Kuzma (Pros); Eryka Maria Bonfim Oliveira Souza, de Ezequias Barros (PMB); Fábio Ribeiro Brandão, escolhido por Herivelto Oliveira (Cidadania); Francisco de Assis Ferreira, por Sidnei Toaldo (Patriota); e José Carlos Cal Garcia Filho, por Marcelo Fachinello (PSC).
Completam a lista de indicados: José Manoel Gonzalez, de Osias Moraes (Republicanos); Juliano Gasparetto, indicado por Jornalista Márcio Barros (PSD); Lucas Siqueira, de Hernani (PSB); Leonardo Petrelli Neto, de Denian Couto (Pode); Marcelo Trevisan Karpinski, homenageado por Leonidas Dias (Solidariedade); Maria Aparecida Blanco de Lima, por Carol Dartora (PT); Metropolia Católica Ucraniana São João Batista, indicada por Tito Zeglin (PDT); Nilo de Oliveira, por João da 5 Irmãos (União); Odacyr Carlos Prigol, de Sargento Tânia Guerreiro (União); Rafaela Espósito de Carvalho Ribeiro, de Marcos Vieira (PDT); Thiago Rafael Vieira, escolhido por Pastor Marciano Alves (Solidariedade); Vanessa Rossi Della Matta, por Zezinho Sabará (União); e Viviane de Souza Vicentin, de Dalton Borba (PDT).
40 anos da Gibiteca
Na quinta-feira (8), às 19h, a CMC promove outra solenidade, em homenagem aos 40 anos da Gibiteca da capital. A iniciativa é do gabinete parlamentar de Serginho do Posto (União), conforme requerimento (061.00040.2022), aprovado pelo plenário em 24 de outubro. Inaugurada em 1982, a Gibiteca é um centro cultural, educacional e social dos quadrinistas, ilustradores, caricaturistas, pesquisadores, professores, estudantes, jogadores de RPG, leitores e apreciadores de todas essas linguagens.
Sessões solenes
As sessões solenes, segundo o Regimento Interno do Legislativo de Curitiba, são convocadas para a entrega de honrarias e de “outras homenagens que a Câmara Municipal entender relevantes”. Também são realizadas para dar posse ao prefeito e ao vice-prefeito do Município, instalar legislaturas e comemorar fatos históricos.
A concessão de títulos e prêmios, na CMC, é regulamentada pela lei complementar 109/2018. As honrarias, segundo a legislação municipal, são entregues “sem preconceito de cor, raça, crença ou idade” a cidadãos de destaque em suas áreas e que tenham prestado relevantes serviços à comunidade curitibana. A solenidade desta quarta será às 19h30, com transmissão pelas redes sociais: no YouTube, no Facebook e no Twitter. Clique aqui para consultar todas as solenidades já realizadas em 2022.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba