Prêmio Mulheres Empreendedoras será entregue dia 13
Na próxima semana, após o feriado de Páscoa, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promove três sessões solenes. Uma delas é para a entrega do Prêmio Mulheres Empreendedoras e está marcada para dia 13. Também serão feitas homenagens aos vereadores da 11ª Legislatura, no dia 11, e aos servidores e trabalhadores da saúde que faleceram na luta contra a covid-19, dia 12. As solenidades serão transmitidas pelas redes sociais do Legislativo.
O Prêmio Mulheres Empreendedoras é destinado às pessoas que tenham se destacado em atividades de empreendedorismo, à frente de empresas, cooperativas, clubes de trocas e associações curitibanas, nas áreas da indústria, artesanato, comércio e serviços. A honraria foi instituída pela CMC em 2007 pela lei municipal 12.191/2007 (já revogada) e hoje é regulamentada pela lei complementar 109/2018.
Na edição de 2023, serão 25 homenageadas pelo Legislativo, conforme o decreto legislativo 11/2022, aprovado pelos vereadores e vereadoras em novembro do ano passado. A sessão solene será na próxima quinta-feira, 13 de abril, no Palácio Rio Branco, às 19h30.
As mulheres indicadas por 25 dos 38 parlamentares são: Alvarina Ferreira das Neves, indicada por Zezinho Sabará (União); Ana Querino, escolhida pela ex-vereadora Flavia Francischini (União); Bernardete Cosme da Silva, por Professora Josete (PT); Camila Esteves Domingues, de Ezequias Barros (PMB); Carolina Lara da Rocha, de Mauro Bobato (Pode); Cintia Nara de Souza, de Serginho do Posto (União); Elaine Guarezi Vitoreti, homenageada de Jornalista Márcio Barros (PSD); Elisa Gabrielle de Almeida, de Tico Kuzma (PSD); Elisangela Magalhães, de Nori Seto (PP).
Também estão no decreto de homenagem: Elizete Dreviski, de Dalton Borba (PDT); Gabriella Garibaldi Garcia, indicada de Alexandre Leprevost (Solidariedade); Gisele Ingrid Maia, escolhida por Leonidas Dias (Solidariedade); Irene Lopes do Nascimento, de Noemia Rocha (MDB); Karina Gallon Basso, de Maria Leticia (PV); Janayna de Lima Balardini Maske, indicada por Sargento Tânia Guerreiro (União); Lilian Juliane Tulio Buratti, escolhida por Sidnei Toaldo (Patriota); Maria Teresa Fornea Caron, de Herivelto Oliveira (Cidadania); Mirna Luiza Cortopassi Lobo, de Professor Euler (MDB).
Completam a lista de indicadas: Odenilda Ferreira Neves, de Osias Moraes (Republicanos); Simone Leczko de Azevedo, de Marcos Vieira (PDT); Siuviana Antosz, de João da 5 Irmãos (União); Soraya Calvo, escolhida por Oscalino do Povo (PP); Sueli Moreira de Alcântara Kurpiel, homenageada de Mauro Ignácio (União); Tania Mara Becker, de Tito Zeglin (PDT); e Yannih Tsushima, de Pier Petruzziello (PP).
11ª Legislatura
No dia 11 de abril, próxima terça-feira, às 19h30, será a vez de prestar uma homenagem aos vereadores e vereadoras da 11ª Legislatura (1993-1996), que foram atuantes nas comemorações dos 300 anos de Curitiba e da Câmara Municipal. A iniciativa é do vereador Tito Zeglin, decano da Casa e que participou daquela legislatura, em 1993. O requerimento que agendou a solenidade foi aprovado pela CMC em 15 de março (061.00018.2023). O evento será no Palácio Rio Branco.
"Com as celebrações dos 330 anos da cidade e da CMC surgiu a ideia de reunir os vereadores da 11ª Legislatura e reviver os 300 anos da capital. Na época, as comemorações foram ótimas, Rafael Greca também era prefeito - ainda em seu primeiro mandato. E com as comemorações dos 330 anos veio o desejo de reunir e recordar, e também valorizar os vereadores desta legislatura que foi tão importante e marcante para Curitiba. Infelizmente, alguns dos 33 parlamentares da época já não poderão participar conosco, mas suas famílias estarão aqui para representá-los nesta homenagem", disse o vereador.
Pandemia
Já na quarta-feira, 12 de abril, também às 19h30, o Legislativo promove uma sessão solene em homenagem aos servidores públicos e trabalhadores da saúde que faleceram atuando no enfrentamento da covid-19. A solenidade será coordenada pelo gabinete parlamentar de Ezequias Barros (PMB), conforme requerimento aprovado em 7 de fevereiro (061.00002.2023).
A solenidade tem o objetivo de “exaltar os esforços empreendidos por toda nossa sociedade, através da homenagem aos profissionais de saúde que não mediram esforços para proteger nossa sociedade”. Serão homenageados pelo vereador: Ana Cláudia de Macedo, Cláudia Alves Figenio, Iracema de Oliveira Nascimento, Karen Carla Blasckovski Marques Zamperlini, Marilada de Fátima Camargo, Marilda de Fátima Camargo, Marilene Sant Anna de Oliveira e Wagner Marques do Nascimento.
“Os desafios apresentados pela pandemia demandaram esforços de toda nossa sociedade: das crianças que tiveram sua educação dificultada; dos pais e mães de família que tiveram seu sustento prejudicado; dos trabalhadores que enfrentaram rotinas exaustivas, sem a certeza de segurança para si e para sua família; aos trabalhadores da saúde, que lutaram com a própria vida para a segurança de nossa comunidade”, justifica Barros. A solene também será no Palácio.
Sessões solenes
As sessões solenes, segundo o Regimento Interno do Legislativo de Curitiba, são convocadas para a entrega de honrarias e de “outras homenagens que a Câmara Municipal entender relevantes”. Também são realizadas para dar posse ao prefeito e ao vice-prefeito do Município, instalar legislaturas e comemorar fatos históricos.
A concessão de títulos e prêmios, na CMC, é regulamentada pela lei complementar 109/2018. As honrarias, segundo a legislação municipal, são entregues “sem preconceito de cor, raça, crença ou idade” a cidadãos de destaque em suas áreas e que tenham prestado relevantes serviços à comunidade curitibana.
As três solenidades da semana que vem serão transmitidas pelas redes sociais da Câmara: no YouTube, no Facebook e no Twitter. Clique aqui para ver todas as sessões solenes já realizadas em 2023.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba