Prêmio Mulheres Empreendedoras será entregue dia 13

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Alex Gruba — publicado 06/04/2023 08h45, última modificação 05/04/2023 15h02
Outras duas sessões solenes também serão realizadas na semana que vem.
Prêmio Mulheres Empreendedoras será entregue dia 13

As sessões solenes da CMC são realizadas no Palácio Rio Branco. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Na próxima semana, após o feriado de Páscoa, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promove três sessões solenes. Uma delas é para a entrega do Prêmio Mulheres Empreendedoras e está marcada para dia 13. Também serão feitas homenagens aos vereadores da 11ª Legislatura, no dia 11, e aos servidores e trabalhadores da saúde que faleceram na luta contra a covid-19, dia 12. As solenidades serão transmitidas pelas redes sociais do Legislativo.

O Prêmio Mulheres Empreendedoras é destinado às pessoas que tenham se destacado em atividades de empreendedorismo, à frente de empresas, cooperativas, clubes de trocas e associações curitibanas, nas áreas da indústria, artesanato, comércio e serviços. A honraria foi instituída pela CMC em 2007 pela lei municipal 12.191/2007 (já revogada) e hoje é regulamentada pela lei complementar 109/2018. 

Na edição de 2023, serão 25 homenageadas pelo Legislativo, conforme o decreto legislativo 11/2022, aprovado pelos vereadores e vereadoras em novembro do ano passado. A sessão solene será na próxima quinta-feira, 13 de abril, no Palácio Rio Branco, às 19h30.

As mulheres indicadas por 25 dos 38 parlamentares são: Alvarina Ferreira
das Neves, indicada por Zezinho Sabará (União); Ana Querino, escolhida pela ex-vereadora Flavia Francischini (União); Bernardete Cosme da Silva, por Professora Josete (PT); Camila Esteves Domingues, de Ezequias Barros (PMB); Carolina Lara da Rocha, de Mauro Bobato (Pode); Cintia Nara de Souza, de Serginho do Posto (União); Elaine Guarezi Vitoreti, homenageada de Jornalista Márcio Barros (PSD); Elisa Gabrielle de Almeida, de Tico Kuzma (PSD); Elisangela Magalhães, de Nori Seto (PP).

Também estão no decreto de homenagem:
Elizete Dreviski, de Dalton Borba (PDT); Gabriella Garibaldi Garcia, indicada de Alexandre Leprevost (Solidariedade); Gisele Ingrid Maia, escolhida por Leonidas Dias (Solidariedade); Irene Lopes do Nascimento, de Noemia Rocha (MDB); Karina Gallon Basso, de Maria Leticia (PV); Janayna de Lima Balardini Maske, indicada por Sargento Tânia Guerreiro (União); Lilian Juliane Tulio Buratti, escolhida por Sidnei Toaldo (Patriota); Maria Teresa Fornea Caron, de Herivelto Oliveira (Cidadania); Mirna Luiza Cortopassi Lobo, de Professor Euler (MDB).

Completam a lista de indicadas:
Odenilda Ferreira Neves, de Osias Moraes (Republicanos); Simone Leczko de Azevedo, de Marcos Vieira (PDT); Siuviana Antosz, de João da 5 Irmãos (União); Soraya Calvo, escolhida por Oscalino do Povo (PP); Sueli Moreira de Alcântara Kurpiel, homenageada de Mauro Ignácio (União); Tania Mara Becker, de Tito Zeglin (PDT); e Yannih Tsushima, de Pier Petruzziello (PP). 

11ª Legislatura
No dia 11 de abril, próxima terça-feira, às 19h30, será a vez de prestar uma homenagem aos vereadores e vereadoras da 11ª Legislatura (1993-1996), que foram atuantes nas comemorações dos 300 anos de Curitiba e da Câmara Municipal. A iniciativa é do vereador Tito Zeglin, decano da Casa e que participou daquela legislatura, em 1993. O requerimento que agendou a solenidade foi aprovado pela CMC em 15 de março (061.00018.2023). O evento será no Palácio Rio Branco. 

"Com as celebrações dos 330 anos da cidade e da CMC surgiu a ideia de reunir os vereadores da 11ª Legislatura e reviver os 300 anos da capital. Na época, as comemorações foram ótimas, Rafael Greca também era prefeito - ainda em seu primeiro mandato. E com as comemorações dos 330 anos veio o desejo de reunir e recordar, e também valorizar os vereadores desta legislatura que foi tão importante e marcante para Curitiba. Infelizmente, alguns dos 33 parlamentares da época já não poderão participar conosco, mas suas famílias estarão aqui para representá-los nesta homenagem", disse o vereador.

Pandemia
Já na quarta-feira, 12 de abril, também às 19h30, o Legislativo promove uma sessão solene em homenagem aos servidores públicos e trabalhadores da saúde que faleceram atuando no enfrentamento da covid-19. A solenidade será coordenada pelo gabinete parlamentar de Ezequias Barros (PMB), conforme requerimento aprovado em 7 de fevereiro (061.00002.2023).

A
solenidade tem o objetivo de “exaltar os esforços empreendidos por toda nossa sociedade, através da homenagem aos profissionais de saúde que não mediram esforços para proteger nossa sociedade”. Serão homenageados pelo vereador: Ana Cláudia de Macedo, Cláudia Alves Figenio, Iracema de Oliveira Nascimento, Karen Carla Blasckovski Marques Zamperlini, Marilada de Fátima Camargo, Marilda de Fátima Camargo, Marilene Sant Anna de Oliveira e Wagner Marques do Nascimento.

Os desafios apresentados pela pandemia demandaram esforços de toda nossa sociedade: das crianças que tiveram sua educação dificultada; dos pais e mães de família que tiveram seu sustento prejudicado; dos trabalhadores que enfrentaram rotinas exaustivas, sem a certeza de segurança para si e para sua família; aos trabalhadores da saúde, que lutaram com a própria vida para a segurança de nossa comunidade”, justifica Barros. A solene também será no Palácio.

Sessões solenes
As sessões solenes, segundo o Regimento Interno do Legislativo de Curitiba, são convocadas para a entrega de honrarias e de “outras homenagens que a Câmara Municipal entender relevantes”. Também são realizadas para dar posse ao prefeito e ao vice-prefeito do Município, instalar legislaturas e comemorar fatos históricos.

A concessão de títulos e prêmios, na CMC, é regulamentada pela lei complementar 109/2018. As honrarias, segundo a legislação municipal, são entregues “sem preconceito de cor, raça, crença ou idade” a cidadãos de destaque em suas áreas e que tenham prestado relevantes serviços à comunidade curitibana.

As três solenidades da semana que vem serão transmitidas pelas redes sociais da Câmara: no YouTube, no Facebook e no Twitter. Clique aqui para ver todas as sessões solenes já realizadas em 2023.