Prêmio João Crisóstomo Arns será entregue nesta sexta

por Assessoria Comunicação publicado 19/10/2011 18h25, última modificação 12/08/2021 09h50
A Câmara de Curitiba vai entregar, nesta sexta-feira (21), o Prêmio João Crisóstomo Arns a 34 pessoas da cidade que se destacaram nas áreas de educação e cultura. A solenidade será às 20h, no plenário do Anexo II. João Crisóstomo foi professor de literatura e diretor da Escola Bom Jesus e  chefe do Departamento de Letras Anglo Germânicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foi amigo e companheiro de seus alunos e estabeleceu preceitos de fé cristã da educação franciscana.
Por indicação do vereador Jair Cézar (PSDB), a honraria será entregue a Ariadne Zippin Monteiro da Silva, graduada em marketing com especialização em ensino superior. É professora universitária da Fatec Internacional, diretora de Marketing da Mentor Consultoria e membro da Academia de Letras José de Alencar. É presidente da Associação Brasileira de Defesa Cívica.  O parlamentar também recomenda a professora Fátima Aparecida Gusso Rigoni, graduada em Artes Visuais, especialista em História e Filosofia da Ciência, professora e coordenadora dos cursos de pós-graduação alfabetização e letramento. Premiada em Brasília por projetos voltados à educação para jovens e adultos, é autora do livro didático de alfabetização  “Muda o Mundo, Brasil”.
 E também a professora Edna Regiona da Silva. Professora estadual, formada em Psicopedagogia Clínica e Institucional é multiplicadora do Projeto de Prevenção à Exploração  Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo. É autora do gibi “Turminha da Segurança 2”, que orienta crianças e adolescentes sobre exploração sexual e segurança.
Homenageados
A professora Cleva Biscaia dos Santos é recomendada pelo vereador Roberto Hinça (PSD). Atuou na Escola Municipal Eny Caldeira por 16 anos. Graduou-se em Ensino da Arte pela Faculdade de Artes do Paraná. Em 2003, após sua aposentadoria, foi aprovada em concurso para a rede estadual de ensino. Hoje é professora de Artes na Escola Estadual Ermelino de Leão.
A pedagoga e professora Dora Lúcia de Souza, indicada pelo vereador Denilson Pires (DEM), é aposentada. Foi diretora da Escola Municipal Augusta Gluck Ribas e da Escola Municipal Presidente Pedrosa. É pedagoga no Colégio Estadual Teobaldo Leonardo Kletemberg. O parlamentar também vai homenagear o economista Antonio Benedito de Siqueira, que tem mestrado em Ciências Econômicas e doutorado em Economia e Política Florestal. Professor de diversos cursos de graduação e pós-graduação, é autor dos livros “Produção Florestal Empresarial e Associativa” e “Crise Econômica e Sindicato no Brasil”. Professor  Weslley Vieira também  vai receber a premiação das mãos de Denilson Pires. Bacharel em Administração, tem Licenciatura Plena em Matemática  e Licenciatura Plena em Administração. Foi professor no Colégio Estadual do Paraná e no Colégio Guido Arzua. Hoje é professor no Colégio Estadual Benedicto João Cordeiro.
Assistência social
O pastor Estevão Cheristmann, indicado pelo vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB), fundou em 1970 o orfanato Lar Bom Pastor para prestar assistência social e educação e educação ao menor carente, através de oficinas, atividades esportivas e pedagógicas. É autor dos livros “Uma Obra de Fé” e “Não posso ser menor que meu sonho”. Do mesmo parlamentar a honraria será entregue a Wilma Tissot Bastos. Graduada em História, atua na área de magistério há mais de 50 anos, é diretora há nove anos do Colégio Estadual Paulina Pacífico Borsari, que obteve a 14ª posição entre as melhores instituições públicas paranaenses de ensino da lista do Enem neste ano.
Luzia Simplício da Silva, por indicação do vereador Serginho do Posto (PSDB), é formada em administração de empresas com especialização em Gestão Pública e servidora da Fundação Cultural de Curitiba desde 1987. Atuou no resgate das artes circenses através do Projeto Circo da Cidade e, atualmente, é coordenadora de Núcleo na Regional Bairro Novo, onde apoia apresentações artísticas de grupos locais. O vereador João do Suco (PSDB) vai homenagear  Maria Della Rodrigues Basniak, que tem especialização em  Gestão Escolar. Foi professora nas escolas Estadual Isolda Schimit,  Municipal Germano Paciornik e no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos Poty Lazarotto. Atualmente, é assistente técnica na Secretaria Municipal de Educação. Também o professor Nivaldo Joslim, graduado em Letras, com mestrado em Filologia e especialização em Metodologia do Ensino e em Língua Portuguesa. Completando 44 anos de magistério, foi professor de língua portuguesa na Universidade Estadual de Maringá, na Faculdade Cristo Rei, e em diversas escolas estaduais.
Hábito da leitura
A professora Maria do Carmo Gomes Batista, indicada pelo vereador Tito Zeglin (PDT), é graduada em Psicologia com pós- graduação em Educação Especial. Atuou como psicóloga pelo serviço de Orientação Educacional do Centro Cultural Brasil-Estados Unidos. Professora da rede municipal de ensino, hoje é diretora da Escola Municipal Ivaiporã.  Do mesmo vereador, a professora Eloisa Toniolli  será homenageada. Desde 2006,  atua na Biblioteca “Asas do Saber”, na Escola Municipal Madre Maria dos Anjos, onde desenvolve atividades com alunos incentivando-os ao hábito da leitura. Participa do projeto “Hora do Conto” em que faz a leitura de contos, poesias e histórias aos alunos do ensino fundamental.
Marlus Vinicius Forigo, indicado pelo vereador Algaci Tulio (PMDB), é formado em Filosofia com mestrado em Comunicação e Linguagens. Professor há 23 anos, lecionou nas faculdades Guarapuava e da Lapa. Atualmente, é professor pesquisador nas áreas de Ciência Política, Ética e Filosofia do Centro Universitário Curitiba e da Universidade Tuiuti do Paraná.
Projetos culturais
A gerente da Fundação Cultural de Curitiba na regional Cajuru será a homenageada do vereador Emerson Prado (PSDB). Tem formação em Letras,  em Ciências Políticas e Gestão de Pessoas. Destaca-se por sua participação efetiva na condução de projetos culturais desenvolvidos pela fundação, como apresentações de teatro e festivais de música.  A ex-vereadora Mara Lima, hoje deputada estadual, indica Olivir Bueno Apolidoro, bacharel em Teologia, mestre em Ciências da Religião, pastor da Igreja Evangélica Assembleia de Deus. Membro da Academia Evangélica Paranaense de Letras e professor da Faculdade Teológica  Assembleia de Deus de Curitiba, foi secretário da Escola Bíblica de Obreiros e do Instituto Bíblico. Rebeca da Silva Leal também é recomendada pela deputada estadual. É professora de teoria musical, musicalização infantil, piano e teclado,  palestrante em simpósios, cursos e oficinas de música. Como voluntária, atua como regente do Coral e Orquestra da União da Mocidade das Assembleias de Deus de Curitiba .
A vereadora Julieta Reis (DEM) vai homenagear o maestro Osvaldo Colarusso, que, com mais de 30 anos de carreira, atuou por 13 anos como maestro da Orquestra Sinfônica do Paraná.  Convidado das mais importantes orquestras do País, desenvolve paralelamente atividades como produtor e apresentador de programas de música clássica na rádio E-Paraná. Também Gehad Ismail Hajar, que é formado em Direito, Ciência Política e Pedagogia. É membro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, do Centro de Letras do Paraná e do Conselho Municipal de Cultura de Curitiba. Violinista, rabequista, pesquisador, ator e produtor, é autor de diversas publicações literárias nas áreas de história e direito.
Treinamentos
O professor Roberto Cervi é indicação do vereador Zé Maria (PPS). O homenageado é administrador, mestre em engenharia de produção, presidente e instrutor de treinamentos em gestão empresarial do Instituto Cervi de Pesquisa e Desenvolvimento Sustentável. É professor da Faculdade Padre João Bagozzi. Outro a receber a honraria de Zé Maria é o professor Paulo José Leonart, graduado em Letras Português e pós-graduado em Planejamento Educacional. Foi diretor da Escola Estadual José Pioli e do Colégio Estadual Vereador Raulino Costa Curta. É coordenador do Programa Leite das Crianças no Núcleo Regional de Educação de Curitiba.
Romilda Teodora Ens é graduada em Pedagogia e Direito, com doutorado em Educação. É professora do programa de pós-graduação em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e pesquisadora associada à Fundação Carlos Chagas. A homenageada da vereadora Dona Lourdes (PSB) desenvolve pesquisas em políticas educacionais e formação de professores. Também a professora Cristina Maria da Costa Felisbino de Matos,  formada em Matemática e especializada em Didática e Metodologia de Ensino. Professora de Matemática, já lecionou em diversas escolas municipais e estaduais. Atualmente, é diretora auxiliar do Colégio Estadual Paula Gomes.
Apresentador
O vereador Pedro Paulo (PT) indica Silvio Marcos dos Santos, professor formado em Letras Português com pós-graduação em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Portuguesa. É diretor do Colégio Estadual Professor João Loyola e professor de língua e literatura do Colégio Medianeira, desde 2004. O presidente da Câmara de Curitiba, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), recomenda Ubiratan Willian Lustosa, bacharel em Direito, radialista desde 1948. Desde 2004, é apresentador do programa “Revivendo”, na rádio E-Paraná.  Cronista, compositor, autor de peças infantis e do livro “Nosso Encontro”, é sócio benemérito da União Brasileira de Trovadores.
Wanderley Lopes é indicado pela vereadora Renata Bueno (PPS). O homenageado é coreógrafo, produtor cultural e bailarino profissional com bacharelado e licenciatura em dança. É o primeiro bailarino do Balé Teatro Guaíra. Foi coreógrafo da Confederação Brasileira de Ginástica Olímpica de 2006 a 2007, e representante oficial do Brasil no 2º e 3º Concurso Internacional de Dança Clássica Contemporânea de Paris/França.
O ex-vereador Omar Sabbag Filho aponta Dária Farion. É escritora e poeta, participa da Academia Paranaense de Poesia, da Academia Feminina de Letras do Paraná, do Centro Paranaense Feminino de Cultura e da União Brasileira dos Escritores de Nova York – Ubeny. É autora dos livros “Vida Néctar e Veneno”,  e dos e-books “Pérolas do Coração” e “Vida, Visão e Verbos”. Maria Joana Mudrij Melo será homenageada por indicação do vereador Aldemir Manfron (PP). Atuando sempre como voluntária, iniciou suas atividades na área de educação infantil religiosa em 1986. Professora e coordenadora estadual do Departamento de Juniores na escola Missão Quadrangular Cristo para as Crianças, organiza congressos na área de ministério infantil. Também Sueli Rocio Ferro Back, formada em Pedagogia e pós-graduada em séries iniciais e educação infantil. Desde 1986 atua como mantenedora e diretora da Escola Bambinata, onde desenvolve atividades pedagógicas para a educação infantil e ensino fundamental séries iniciais.
Chloris Casagrande Justen é recomendada pela vereadora Noemia Rocha (PMDB). Psicopedagoga, foi diretora geral do Instituto de Educação do Paraná e participou do Conselho Estadual de Educação do Paraná. É presidente do Centro Paranaense Feminino de Cultura e vice-presidente da Academia Paranaense de Letras. Entre suas produções literárias, destacam-se “Com Justiça e Com Afeto”, “O Soroptimismo em Minha Vida” e “Jogo de Luz”.
Cleverson Abel Machado é indicada pelo vereador Julião Sobota (PSC). Formado em Letras Português,  atua  desde 2004 nas Faculdades Santa Cruz. Com dedicação e responsabilidade, contribui para a formação de alunos e profissionais competentes e dedicados.
Cultura oriental
Tico Kuzma (PSB) entrega a homenagem a Ilza Custódio Lopes.
Formada em Ciências Físicas e Biológicas, é pós-graduada em Gestão de Qualidade e em Metodologia de Ensino de Matemática. Atuou como docente no curso de multiplicação do Projeto de Fluxo para Professores de Ciências. Atualmente, é diretora do Colégio Estadual Gabriela Mistral. E Jorge Yamawaki (PSDB) indica Lina Saheki, mestre em Direito, com especialização em Bioética, diretora fundadora do Centro Cultural Tomodachi, onde desenvolve projetos e eventos visando a promoção da cultura japonesa, chinesa e coreana. Foi professora colaboradora da Fundação Cultural de Curitiba, onde idealizou a oficina “Japonês para HP e Mangá”.