Prêmio Inspirações Curitibanas é concedido a 23 mulheres na CMC
A Câmara Municipal de Curitiba homenageou 23 mulheres com o prêmio Inspirações Curitibanas. A iniciativa do evento foi da vereadora Maria Leticia. (Fotos: Carlos Costa/CMC)
Nesta segunda-feira (22), a Câmara Municipal de Curitiba promoveu uma sessão solene para a entrega da nona edição do Prêmio Inspirações Curitibanas. Trata-se de uma iniciativa da vereadora Maria Leticia (PV), segunda-secretária e Procuradora da Mulher no legislativo curitibano. Essa premiação tem por objetivo destacar mulheres que contribuem para o desenvolvimento de Curitiba, por meio de atividades empresariais, educativas, artísticas e na área da saúde, entre outras. O evento teve a presidência da própria vereadora Maria Leticia.
A mesa foi composta por: Rosilaine Mendes, representando o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR); Sandra Salomão Cury Riechi, presidente da Associação Paranaense dos Portadores de Parkinsonismo (APP); Daiane Luz, advogada e membro da Comissão de Direito Desportivo da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná (OAB-PR); e Poliana Schiavon, advogada e assessora jurídica da vereadora Maria Leticia.
Assista à homenagem no canal da CMC no YouTube
Na luta pela transformação
A vereadora Maria Leticia disse ter perdido a conta de quantas mulheres já foram homenageadas com o Prêmio Inspirações Curitibanas, criado por ela no início de seu mandato e realizado duas vezes por ano. Ela explicou que o nome Inspirações Curitibanas surgiu justamente do fato de as homenageadas serem mulheres que trazem inspiração. Outra motivação citada pela parlamentar para promover essa homenagem é o fato de que, de acordo com ela, há poucas mulheres homenageadas em Curitiba, em contraste com o número de homens que foram agraciados com prêmios ou que tiveram seus nomes usados na denominação de vias públicas.
“Conforme pesquisa promovida pelo IBGE, a cada 100 logradouros públicos, 47 levam nomes masculinos, 42 são nomes neutros (nomes de plantas, datas comemorativas, etc) e 11 têm nomes femininos. Estamos no Palácio Rio Branco, ao lado da praça Eufrásio Correia. O palácio fica na rua Barão do Rio Branco, que cruza com a Visconde de Guarapuava e, no fundo, passa a rua Lourenço Pinto. E a avenida paralela à Visconde de Guarapuava é a 7 de Setembro”, exemplificou Maria Leticia.
“Dizem que somos ‘minoria’, mas as mulheres representam 53% da população brasileira”, disse a vereadora. Para ela, esse entendimento se refere à pouca presença de mulheres em espaços de poder. Para a parlamentar, a criação do prêmio Inspirações Curitibanas se refere não só ao reconhecimento do trabalho exercido pelas homenageadas, mas também à liberdade, no sentido de homenagear as mulheres que tomaram o controle de suas próprias vidas e passaram a participar da transformação desejada por todas as mulheres. “Além disso”, afirmou, “o Inspirações Curitibanas também homenageia mulheres que são mães e que transmitem para suas filhas o princípio da parceria e da lealdade entre as mulheres”.
No entendimento de Maria Leticia, a ocupação dos espaços de poder por mulheres não basta. Para ela, é necessário que esses espaços sejam ocupados com mulheres com voz, fala e posicionamento. “É uma caminhada longa e difícil, mas todas vocês demonstraram que essa caminhada é possível”, disse. Ela ainda destacou o papel das empregadas domésticas no Brasil. “Pessoas invisibilizadas que, em sua maioria, trabalham sem o amparo de uma carteira de trabalho”, finalizou Maria Leticia.
Ocupação e permanência
Rosilaine Mendes, representando o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), agradeceu o apoio da vereadora. “De início pensei que a vereadora Maria Leticia fosse só mais uma mulher branca que queria tirar fotos com os catadores, mas eu estava enganada. Ela não apareceu só na época das eleições. E conseguiu aprovar, nessa Casa, leis que favoreceram a categoria. Agradecemos a homenagem e, se estamos hoje aqui, é porque você nos colocou aqui”, disse Rosilaine.
Sandra Salomão Cury Riechi, presidente da Associação Paranaense dos Portadores de Parkinsonismo, disse que quando resolveu encampar a luta em prol dos portadores da Síndrome de Parkinson teve de se entender não como pessoa, mas também como mulher. “O governo e a sociedade civil devem olhar de uma forma diferente para a associação e fazer dessa entidade um espaço de importância para a cidade de Curitiba”, afirmou Sandra, que enfatizou o apoio de Maria Leticia à entidade.
Daiane Luz, advogada e membro da Comissão de Direito Desportivo da OAB-PR, agradeceu a possibilidade de participar do evento em companhia das homenageadas. “Estamos lutando lado a lado, em áreas diferentes. Acompanhamos o projeto de lei, ainda em tramitação, de autoria da vereadora Maria Leticia, que busca combater a violência contra mulheres em estádios de futebol”, disse a advogada. Daiane também entende que tão relevante quanto a ocupação espaços de poder pelas mulheres é a permanência delas nesses espaços.
Veja o álbum de fotos da sessão solene no Flickr da CMC
Homenageadas
Adriana da Costa Ricardo Schier (Votos de Congratulações e Aplausos)
Aline Castro (Prêmio Mulheres Empreendedoras)
Ana Cristina Artigas dos Santos (Votos de Congratulações e Aplausos)
Augusta Zanette (Votos de Congratulações e Aplausos)
Daiana Allessi Nicoletti Alves (Votos de Congratulações e Aplausos)
Denise Carneiro Berejuk (Prêmio Servidor Público Padrão)
Eliane Silvério Betiato (Votos de Congratulações e Aplausos)
Giovanna Lima (Votos de Congratulações e Aplausos)
Julia Mezarobba Caetano Ferreira (Votos de Congratulações e Aplausos)
Marcia Francisca Squiba (Prêmio João Crisóstomo Arns)
Patricia Blange (Votos de Congratulações e Aplausos)
Patricia Piper (Votos de Congratulações e Aplausos)
Paula Born Lopes (Votos de Congratulações e Aplausos)
Rejane Costa de Oliveira Paredes (Votos de Congratulações e Aplausos)
Rosana Maria Stavis (Votos de Congratulações e Aplausos)
Socorro Araújo (Votos de Congratulações e Aplausos)
Tatiane Elis Schneider (Prêmio Mérito Esportivo)
Ticiane Louise Santana Pereira (Votos de Congratulações e Aplausos)
Vanessa Lima (Prêmio Pablo Neruda de Direitos Humanos
Vilma Slomp (Prêmio Cidade de Curitiba)
Não puderam comparecer presencialmente
Allana Campos Marques Schrappe (Votos de Congratulações e Aplausos)
Andréa Maria Carneiro Lobo (Votos de Congratulações e Aplausos)
Iria Rosilaine Braga (Votos de Congratulações e Aplausos)
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba