Ecologia e Ambientalismo: Câmara de Curitiba premia 30 personalidades
Sessão solene foi realizada no Palácio Rio Branco, na noite de 6 de junho. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Em sessão solene realizada na noite desta quinta-feira (6), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promoveu a entrega do Prêmio Ecologia e Ambientalismo 2024. A cerimônia foi presidida pelo vereador Osias Moraes (PRTB), presidente em exercício da CMC. Ele lembrou que a honraria é destinada àqueles que se destacaram na defesa da natureza, do meio ambiente e dos interesses ecológicos.
Ao lado de Moraes, compondo a mesa, estavam Herivelto Oliveira (Cidadania), prefeito em exercício de Curitiba, e os membros da Comissão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Metropolitanos: Leonidas Dias (Pode) 4º secretário da Câmara e presidente interino do colegiado; Sidnei Toaldo (PRD); Zezinho Sabará (PSD); e Nori Seto (PP), que também representa a CMC no Conselho Municipal de Meio Ambiente. Bruno Pessuti (Pode), vice-líder do prefeito na Câmara, acompanhou a cerimônia.
No plenário do Palácio Rio Branco, estavam Hernani (Republicanos); Professora Josete (PT); Angelo Vanhoni (PT); Rodrigo Reis (PL); Mauro Bobato (PP); Tico Kuzma (PSD); Oscalino do Povo (PP); Alexandre Leprevost (União); João da 5 Irmãos (MDB); Marcos Vieira (PDT); Pier Petruzziello (PP); e o Jornalista Márcio Barros (PSD). A esposa de Herivelto Oliveira, Maria Helena Fernandes Correia, acompanhou o prefeito interino na cerimônia.
>>> Assista a sessão solene no Canal da Câmara no Youtube. Veja as fotos do evento no Flickr da Câmara.
Prefeito interino, Herivelto Oliveira ações ambientais de Curitiba
“Tem sido uma experiência fantástica [ser prefeito interino]. Pude visitar muitas iniciativas da Prefeitura de Curitiba e ainda vou visitar outras, especificamente voltadas ao meio ambiente’, disse o prefeito interino Herivelto Oliveira. Ele anunciou que nesta sexta fará uma visita ao Bairro Novo da Caximba, onde serão construídas casas populares para mil famílias. “Uma área que foi invadida no começo de 2010. A região se tornou insalubre, sujeita a alagamentos e a prefeitura está conseguindo tirar essas famílias dessas condições”, afirmou.
Herivelto Oliveira destacou a instalação da usina de energia solar no aterro, entre outras iniciativas adotadas pelo município, como transporte público elétrico, que não gera poluição, e o projeto EcoCidadão, que ajuda cooperativas e famílias que trabalham com material reciclável. “Temos também os parques que alagam para que as casas do entorno não sejam atingidas por enchentes. São muitos os exemplos e Curitiba é muito evoluída na questão ambiental”, observou. Ele também mencionou a tragédia climática que se abateu sobre o Rio Grande do Sul. Na sua visão, o fato reforça a importância do trabalho dos ambientalistas. “Não abandonem essa luta, tragam mais pessoas pra participar dessa corrente porque nós precisamos do trabalho de vocês”, encerrou o prefeito em exercício de Curitiba, Herivelto Oliveira.
Nos últimos 5 anos, Curitiba plantou 500 mil árvores
Em sua fala de saudação aos indicados para o prêmio Prêmio Ecologia e Ambientalismo 2024, Bruno Pessuti ressaltou que a Câmara é a instituição política mais antiga da cidade. “Curitiba nasce com a criação da Câmara Municipal em 1693. Os senhores estão na instituição política mais antiga da cidade, na Casa do Povo”, disse. O vereador concordou que Curitiba sempre esteve na vanguarda em projetos ambientais e hoje, considerada a cidade mais inteligente do mundo, Curitiba transforma lixo em energia elétrica.
“Curitiba transforma os rios em vida. Os rios são as artérias do tecido urbano e devem ser preservados. Nos últimos 5 anos anos, a cidade de Curitiba plantou mais de 500 mil árvores. E a cidade sabe reconhecer o trabalho daqueles que se esforçaram na defesa do meio ambiente”, defendeu Pessuti. “Face às evidentes mudanças climáticas que o mundo está vivenciando, homenagear pessoas que lutam e contribuem para que o planeta continue habitável é um orgulho para a Câmara Municipal e para a cidade de Curitiba”, elogiou Pessuti.
Todos promovendo esforços pela paixão por um mundo mais verde e saudável
Leonardo Pussieldi Bastos, biólogo e pesquisador do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), falou em nome dos premiados. “Em nome das pessoas e das entidades que lutam incansavelmente em prol da ecologia e do meio ambiente, expresso sincera gratidão pela homenagem promovida pela Câmara de Curitiba”, agradeceu. “Somos pessoas da sociedade civil, com atuações em áreas diversas como jornalismo, engenharia florestal, biologia, direito, medicina veterinária, magistério, autoridade policial, reciclagem, matemática, pedagogia, engenharia químico, serviço público, influência digital e outras, todos promovendo esforços pela paixão por um mundo mais verde e saudável”, afirmou o biólogo.
Para Bastps, o prêmio Ecologia e Ambientalismo oferecido pela Câmara é um testemunho do esforço coletivo e do compromisso de todos que contribuem para as práticas sustentáveis e na preservação do meio ambiente. “É um estímulo para que continuemos caminhando em direção á agenda mundial adotada em 2015, durante a Cúpula das Nações Unidas, que definiu os 17 Objetivos do desenvolvimento sustentável, também conhecidos como ODS”, destacou o homenageado. Ele concluiu agradecendo à Câmara pelo reconhecimento do trabalho dos homenageados e pela promoção da conscientização ambiental.
Confira as 30 personalidades do Prêmio Ecologia e Ambientalismo 2024:
Os currículos das homenageados estão disponíveis para consulta no Sistema de Proposições Legislativas (SPL) da Câmara de Curitiba. Eles foram avaliados pela Comissão de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer antes de serem submetidos e aprovados pelos vereadores em plenário:
- Ana Carolina Ceccarelli, indicação de Sidnei Toaldo (PRD)
- Andréia de Lara Kogus, de Sargento Tânia Guerreiro (Pode)
- Antônio Ribeiro de Jesus, de Jornalista Márcio Barros (PSD)
- Associação de Educação Personalizada (AEP), de Eder Borges (PP)
- Bruno Fávaro, homenageado de Herivelto Oliveira (Cidadania)
-
Claudio Renato Wojcikiewicz,de Mauro Ignácio (PSD)
- Cooperare, indicação de Ezequias Barros (PRD)
- Darlene Medeiros, de Tico Kuzma (PSD)
- Dóris Maria Rosa Menna,de Zezinho Sabará (PSD)
- Erich Schaitza, indicado por Pier Petruzziello (PP)
- Guilherme Luiz Dias, de Leonidas Dias (Pode)
- José Pedro Naisser, de Rodrigo Reis (PL)
- Ketlyn Ivone Lemos de Camargo, de Marcos Vieira (PDT)
- Léo Marcio da Silva, de Oscalino do Povo (PP)
- Leonardo Pussieldi Bastos, por Nori Seto (PP)
- Luana Ferreira Neves, de Osias Moraes (PRTB)
- Luciane Maria Trippia, de Marcelo Fachinello (Pode)
- Luiz Carlos Prazeres, escolhido por Professor Euler (MDB)
- Marcelo Bonat, indicado por Tito Zeglin (MDB)
- Márcia Rodrigues Fernandes, de Beto Moraes (PSD)
- Maria Arlete Rosa, de Angelo Vanhoni (PT)
- Mauricio Savi, homenageado de Professora Josete (PT)
- Murilo Nolida Fonseca, homenageado de Giorgia Prates - Mandata Preta (PT)
- Natasha Choinski, homenageada por Dalton Borba (Solidariedade)
- Olaf Hermann Hendrik Mielke, homenageado de Hernani (Republicanos)
- Paulo Cesar Silvério Fagundes, indicação de Pastor Marciano Alves (Republicanos)
- Paulo Ramos do Nascimento, escolhido por João da 5 Irmãos (MDB)
- Priscila Facina Monnerat, homenageada de Maria Leticia (PV)
- Ricardo José Barros, de Alexandre Leprevost (União)
- Valmor Alves, por Bruno Pessuti (Pode)
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba