Prêmio de direitos humanos é entregue na Câmara de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 05/12/2018 21h15, última modificação 03/11/2021 09h09

O prêmio Pablo Neruda de Direitos Humanos 2017 e 2018 foi entregue pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC) na noite desta quarta-feira (5) a 28 personalidades e entidades sem fins lucrativos que se destacaram na luta pelo direito à liberdade ideológica, de credo religioso, de opinião, pela democracia e pela justiça social. A sessão solene, que ocorreu no Palácio Rio Branco, foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Serginho do Posto (PSDB) e contou com a presença de diversos vereadores.

Confira todas as fotos da sessão solene no Flickr da Câmara.

Serginho parabenizou todos os homenageados, especialmente Alexandre Salomão, da diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Paraná (OAB/PR), por ter, em 2017, acompanhado e auxiliado o Legislativo no diálogo com servidores durante o processo de votação dos projetos de ajuste fiscal propostos pelo Executivo. “Nos momentos mais difíceis que essa Câmara passou no ano passado ele acompanhou e ajudou a construir um diálogo permanente com os servidores públicos.”

O presidente também afirmou que a Câmara tem ampliado a transparência. “Não temos atos secretos, as licitações da Câmara agora são transmitidas ao vivo e em breve teremos um novo portal de transparência que acredito que muitas instituições ainda não possuem, com informações sobre gastos da estrutura organizacional e todo trabalho do Legislativo.” Ele lembrou aos presentes que a sessão solene foi transmitida ao vivo pelo canal da instituição no youtube, assim como todos os eventos que ocorrem no plenário.

A honraria Pablo Neruda é entregue pelo Legislativo há 14 anos e sempre é realizada em datas próximas a 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Instituída pela lei municipal 11.258/2004, hoje revogada, atualmente é regulamentada pela lei complementar 109/2018, que unificou as homenagens da CMC.

O vereador Tito Zeglin (PDT) fez a saudação aos homenageados em nome da Câmara e lembrou que o prêmio leva o nome de “um dos poetas mais importantes da literatura universal”. “Como político e diplomata, Pablo Neruda tratou de temas como a liberdade e a opressão. Trabalho e escravidão. E exatamente inspirado nesta história de lutas, o parlamento curitibano aprovou a lei que instituiu esta premiação para agraciar aqueles que se dedicam a causas tão nobres.”

A escritora, jornalista e teóloga Anelise Rodrigues falou em nome dos homenageados. “Acredito que almas nobres são aquelas que se doam e é por isso que, como jornalista, eu escrevi o livro "Diário de uma missão" [onde relata suas experiências e os desafios enfrentados em uma expedição como missionária voluntária no Equador], com o objetivo de trazer alguma alento a pessoas que vivem em situação de pobreza extrema. Acredito que cada um de vocês tem a sua história de tempo de dedicação, doação de conhecimento e certamente essa homenagem é um incentivo para continuar fazendo o que fazemos.”

Homenageados de 2018
Este ano, 16 indicados receberam o prêmio Pablo Neruda: Alexandre Coelho Rodrigues (indicado por Oscalino do Povo, Pode); Alexandre Salomão (por Katia Dittrich, SD); Altieres Edemar Frei (por Goura, PDT); Alzira Isabel Steckel (por Zezinho Sabará, PDT); Ana Maria Macedo (por Fabiane Rosa (DC); Barbara Machioro Pagliosa (por Paulo Rink, PR); Cáritas Brasileira Regional Paraná (por Tito Zeglin, PDT); Central Única das Favelas (por Professor Euler, PSD); Gessi Borrher dos Anjos (por Thiago Ferro, PSDB); Graziella Maria Colombo (por Julieta Reis, DEM); Instituto Ciência e Fé (por Marcos Vieira, PDT); Instituto Mude (por Noemia Rocha, MDB); Rogério de Oliveira Amorim (por Dr. Wolmir Aguiar, PSC); Sheila Marize Toledo Pereira (por Professor Silberto, MDB); Solange Colnaghi Ribeiro (por Felipe Braga Côres, PSD); e Thiago Aguilar Massolin (por Ezequias Barros, PRP). Confira o breve currículo de cada um aqui.

Homenageados de 2017
Em 2017, 12 indicações foram feitas pelos vereadores. Foram agraciados: Anelise Rodrigues (indicada por Dr. Wolmir Aguiar, PSC); Antonio Luiz Martins Reis (Katia Dittrich, SD); Associação Beneficente Encontro com Deus (Paulo Rink, PR); Associação Beneficente Kalahari (Maria Manfron, PP); Casa Pró-Vida Mãe Imaculada (Tito Zeglin, PDT); Cicero Manoel Bezerra (por Noemia Rocha, MDB); Maria Elisa Paciornik (Julieta Reis, DEM); Maurilia Targino Martins (Ezequias Barros, PRP); Niuza Oliveira Simei (Bruno Pessuti, PSD); Organização Internacional TETO-Brasil (Professor Euler, PSD); Renê Jorge Bonato (Oscalino do Povo, Pode); e Ubirajara Zoccoli (Goura, PDT). Confira o breve currículo de cada um aqui.